Manaus, 20 de junho de 2024

Geral

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Jornada de Folkcomunicação e Encomtins estão com inscrições abertas, no Amazonas

Eventos ocorrem entre 20 e 22 de junho de 2022, em Parintins.

Com informações da assessoria

A III Jornada Pan-Amazônica de Folkcomunicação e o V Encontro de Comunicação de Parintins (Encomtins) estão com inscrições abertas, no Amazonas. Os eventos serão realizados entre os dias 20 e 22 de junho de 2022, no Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ), em Parintins, interior do Estado. As datas antecedem o Festival de Parintins 2022.

Conforme a organização, a programação contará com mesas temáticas, conferências, apresentação de artigos científicos e apresentações artísticas, além de lançamentos de livros.

As inscrições e submissões de trabalhos podem ser feitas pelo site: https://doity.com.br/jornada-encomtins.

Lançamento da III Jornada de Folkcomunicação e do V Encomtins. Foto: Divulgação

Lançamento

O lançamento da III Jornada de Folkcomunicação e do V Encomtins ocorreu no dia 23 de março de 2022, no hall do ICSEZ. O grupo musical ‘Ajuri’ se apresentou durante o evento.

A solenidade contou com a presença dos gestores do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia e da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas (ICSEZ/Fic/Ufam), professores e estudantes do campus de Parintins.

Jornada de Folkcomunicação

A III Jornada Pan-Amazônica de Folkcomunicação reunirá pesquisadores, professores, estudantes, comunidades artística e jornalística, atores sociais ligados ao campo da cultura. O evento aborda pesquisas sobre as transformações da cultura e dos processos de comunicação nas manifestações populares.

“A jornada internacional consolida Parintins como um polo de pesquisa folkcomunicacional na Amazônia e oportuniza a troca de saberes e experiências entre estudantes e professores da região, com pesquisadores de outros países e intelectuais de renome nacional”, explicou o professor Allan Rodrigues, diretor da Fic e integrante da coordenação do evento.

Entre os convidados confirmados estão pesquisadores da Colômbia, do Rio de Janeiro e, também, a presença da jornalista Eliane Brum.

V Encomtins

O V Encomtins abordará os desafios do campo científico e epistemológico da comunicação e do jornalismo diante dos diversos contextos de crises de saúde, econômica, ambiental e humanitária que envolvem, especialmente, os povos amazônicos e as comunidades tradicionais.

“Funcionará como espaço de interação entre pesquisadores, teóricos, profissionais, estudantes e o público envolvido com as temáticas discutidas, em busca de estimular a partilha de conhecimentos e fomentar a reflexão sobre novas possibilidades e abordagens para os estudos e práticas comunicacionais e jornalísticas brasileiras”, informou o professor Marcelo Rodrigo, coordenador do Encomtins.

Outras edições

Os eventos já foram realizados em Parintins, em 2018, por meio de parceria entre a FIC e o ICSEZ.

A atual direção do Instituto reafirmou o apoio aos eventos e a manutenção da parceria entre a duas unidades. “Daremos todo o apoio institucional necessário para que sejam exitosos. Como coordenadora do Curso de Serviço Social, em 2018, pude conhecer de perto e ajudar os eventos. O ICSEZ estará sempre aberto a parcerias que resultem em uma melhor formação para nossos professores e estudantes”, garantiu a diretora do ICSEZ, professora Sandra Helena.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!