Manaus, 25 de abril de 2024

Geral

Fotos: Andressa Carmo
Fotos: Andressa Carmo Fotos: Andressa Carmo

Exposição no Manauara Shopping revela força de mulheres na luta contra o câncer

A exposição ficará em cartaz até o dia 31 de outubro.

Com informações da assessoria

Especializada em ensaios femininos, a fotógrafa Andressa Carmo aproveitou o mês da campanha Outubro Rosa para realizar as fotos do projeto ‘Enflorescer: a Força para Ressignificar’. O ensaio teve como resultado uma exposição que está em cartaz no Manauara Shopping, Zona Centro-Sul de Manaus, até o dia 31 de outubro.

Para o ensaio, Andressa Carmo decidiu fotografar somente mulheres que travam a árdua luta contra o câncer, transformando um momento de dificuldade em um documento de força e de luta contra as adversidades da vida.

“A fotografia é uma ferramenta de autoestima, de transformação, mas também e autoconhecimento. Já realizei mais de uma centena de ensaios. E percebo o quanto as mulheres saem transformadas. Por isso, quis levar essa experiência para essas mulheres, que vivem um momento tão vulnerável, sofrendo não apenas com a doença, mas também com o preconceito e falta de acolhimento das pessoas”, diz Andressa, idealizadora do projeto.

O projeto é uma parceria da fotógrafa com a Rede Feminina de Combate ao Câncer e o Manauara Shopping, fazendo parte da programação do mall para o Outubro Rosa, mês da campanha internacional de combate ao câncer da mama.

Exposição ‘Enflorescer: a Força para Ressignificar’ da fotógrafa Andressa Carmo. Foto: Divulgação

Exposição

No ensaio, realizado do espaço Buritizal, se veem 11 fotografias de 11 mulheres que, apesar da luta contra o câncer, se revelam em luz, força e beleza. Na parte de trás das imagens, uma mensagem motivacional de cada uma delas, selecionada pela autora do projeto.

O figurino, maquiagem e cabelos foram produzidos pelo salão Amanda Beauty do Manauara Shopping. A seleção das personagens foi feita pela Rede Feminina de Combate ao Câncer, e o figurino contou com o apoio das lojas Schutz, Via Uno, Zinzane, Santa Lolla, Carmen Steffens, Arezzo, YouCom, Ancolie, Anacapri, Capodarte, CS Club, Program, Sapatinho de Luxo, Maria Filó, Bunita, Damyler, Sonhos dos Pés.

A exposição está instalada no piso Tucumã, em frente à Bemol do centro de compras.

Da esquerda para direita, Francisca Pinheiro, Dani Veiga e France Hellen. Fotos: Andressa Carmo

Conheça as histórias

Francisca Pinheiro, 35

“Eu descobri em 2015, mas dava mais valor ao trabalho do que a minha saúde. Quando foi em 2019 e começou o tratamento, o câncer já estava um pouco avançado, e eu tive que amputar a mama. Hoje tenho uma vida normal, uma família que amo. Tenho um filho de 21 anos, uma filha de 11, e meu marido, estamos felizes, nos amamos. Eles estão sempre me apoiando em tudo para o meu bem estar. O que eu posso falar para as mulheres é que nunca deixem sua saúde para depois. Depois pode ser tarde. Foi luta, foi choro, sofrimento, mas eu venci o câncer, graças ao senhor meu Deus”

Dani Veiga, 35

“Descobri um câncer de mama triplo negativo durante o surto de oxigênio em Manaus em janeiro deste ano. Por ser um tumor agressivo, no mesmo mês entrei com urgência para realizar a cirurgia. Me recuperei bem e dois meses depois, entrava para o mundo das quimioterapias. Meu corpo reagiu: enjoos, fraqueza, dor nas articulações e até desmaio eu tive. Diante de tudo isso, descobri um apoio lindo do meu marido, mãe, tia, família, que foi tão especial. Dos amigos e pessoas que torciam e ainda torcem. Não deixei de lado o bom humor: brinquei diversas vezes e fiz de mim meus próprios memes nas redes sociais, com um fundo de verdade de como é a realidade do tratamento, que não é romântico, mas é real!”

France Hellen, 20

“Há 10 meses descobri um câncer na coxa esquerda, sai da minha cidade Itacoatiara e vim para Manaus buscar o tratamento. Lutei para não perder a perna, mas infelizmente não consegui ter sucesso. No dia 12 de julho, tive que fazer a cirurgia de amputação. Eu chego a falar que é minha nova data de nascimento, porque realmente eu renasci. Estou no penúltimo ciclo de quimioterapia, graças a Deus”.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!