O Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus iniciam, na segunda-feira (08/02), o atendimento de matrícula para novos alunos da rede pública de ensino do Amazonas. O procedimento será on-line, para os estudantes que têm em mãos toda a documentação necessária; e por telefone, para aqueles que estão com algum documento pendente.
Na semana passada, o governador Wilson Lima autorizou retorno de aulas remotas nas redes pública e privada do Amazonas. Saiba mais aqui.
O calendário de matrículas da Secretaria de Estado de Educação e Desporto e Secretaria Municipal de Educação (Semed-Manaus) foi suspenso no início de janeiro. Para retomar às matrículas, as pastas definiram novas datas e estratégias para que não seja necessário atendimento presencial.
Como fazer a matrícula
As matrículas de novos alunos estarão disponíveis pelo link www.matriculas.am.gov.br ou por telefone, por meio do número da Central de Atendimento Matrículas, que ainda será divulgado.
Neste ano, o procedimento estará disponível das 7h às 19h, a partir do dia 8 de fevereiro. O prazo para atendimento de novos alunos encerra no dia 12 de fevereiro.
Os pais e responsáveis que dispuserem de toda a documentação necessária para as matrículas dos filhos deverão se utilizar do atendimento somente pelo site, que segue sendo o procedimento mais rápido para garantir a vaga do estudante.
Já o Atendimento Matrículas, por telefone, será reservado somente aos estudantes que, por algum motivo, estão com documentos pendentes.
Atendimento Matrículas
Ao entrar em contato pelo telefone disponível, o pai ou responsável irá ouvir uma mensagem pré-gravada, alertando-o de que a ligação será retornada (callback). A intenção é que não sejam criadas filas e, consequentemente, o solicitante não espere tanto tempo para ser atendido pela equipe das secretarias de Educação.
No retorno da ligação, o pai ou responsável deverá passar as informações do filho para que o atendente realize um cadastro e, em seguida, a matrícula na escola desejada. Caso não haja vaga na unidade, ele será alertado e deverá optar por outra escola.
Embora o serviço do Atendimento Matrículas seja realizado totalmente por meio de ligação telefônica, as secretarias de Educação reforçam que, ao retornarem às aulas presenciais, os alunos deverão levar a documentação pendente já na primeira semana de aula.
A gerente de matrículas da Semed-Manaus, Darlene Liberato, disse que os pais precisam ter paciência, já que são muitas vagas. Segundo ela, todos serão atendidos, via web e telefone.
“Estamos nos organizando, as duas secretarias, para realizar o melhor atendimento possível. Outro ponto é que ele não precisa sair de casa e se aglomerar nas escolas porque temos estrutura para atender tanto pela internet quanto por telefone”, afirmou a gerente.
Transferência
Inicialmente agendado para acontecer entre os dias 22 e 25 de janeiro, o período de transferências será realizado após a retomada das aulas. O serviço estará disponível de maneira on-line, também pelo site de matrículas.
“A prioridade nessa retomada do atendimento são aqueles alunos que ainda não estão matriculados em escola pública do estado e de Manaus. Aqueles estudantes que já fazem parte de uma das redes estão com suas vagas garantidas. Após o retorno das aulas, as secretarias irão informar quando eles poderão pedir transferência de escola”, informou a gerente de Matrículas da Secretaria de Estado de Educação de Desporto, Irlanda Araújo.
Números
Neste ano, a rede estadual espera atender cerca de 589 mil estudantes, entre alunos em continuidade de ensino e novos alunos em 599 unidades escolares.
Para novos alunos, estão sendo ofertadas 168 mil vagas. Já a rede municipal deve atender cerca de 263 mil crianças, com a abertura de 46 mil vagas para novos estudantes.