Manaus, 21 de julho de 2024

Geral

Foto: Aleandra Cruz/INDSH
Foto: Aleandra Cruz/INDSH Foto: Aleandra Cruz/INDSH

Dia do Médico: profissionais do Delphina Aziz participam de Roda de Conversa

Além da homenagem, evento debateu novos fluxos de funcionamento.

Com informações da assessoria

O Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), responsável pela gestão assistencial do Hospital Delphina Aziz, realizou nesta segunda-feira (18/10), uma Roda de Conversa voltada aos profissionais médicos que atuam na unidade. O objetivo do evento, além de homenagear os profissionais, foi ajustar novos fluxos de funcionamento e, também, discutir assuntos relacionados à rotina médica assistencial, como Direito Médico, Preenchimento de Documentação Médica, Sigilo Prontuário e Ética.

De acordo com a presidente da Comissão de Revisão de Prontuários do Hospital Delphina Aziz, Dra. Marcela Menezes, com a ampliação dos serviços e o novo perfil de atendimento, fez-se necessária essa reintegração com os profissionais médicos para ajustar os novos fluxos.

“Além de homenagear os médicos da nossa unidade, o evento também possibilitou fazer uma reintegração com esses profissionais, diante da mudança do perfil do hospital, houve essa demanda para ajustar os novos fluxos, tanto nos processos administrativos como nos assistenciais”, disse a médica.

Foto: Aleandra Cruz/INDSH

Direito e Medicina

Para o advogado Ricardo Monteiro, especialista em Direito Médico e um dos palestrantes do evento, a importância da presença do tema direito e medicina nas instituições de saúde, serve como embasamento de melhoria da assistência e não pode ser vista somente como parâmetro para uma medicina defensiva.

“A gente precisa cada vez mais, buscar essa integração Direito e Medicina para melhorar a assistência, para dar qualidade ao paciente dentro das instituições de saúde. Especialmente hoje, Dia do Médico, essas relações entre direito e saúde, traz a importância da presença dos médicos em ter essa visão de melhoria, aperfeiçoamento e de um aprendizado contínuo. É bem interessante e muito importante para melhorar a assistência ao paciente”, pontuou o especialista.

O diretor técnico do Complexo Hospitalar Zona Norte, Dr. Leandro Moura, avalia o evento como atividade importante na rotina do corpo clínico, garantindo que os fluxos internos funcionem adequadamente e que a assistência chegue até o paciente, que é o principal beneficiado.

“Uma forma de interagir o médico com o processo, essa interação de toda a equipe é importante, principalmente nesse momento que começamos a respirar aliviados por conta da diminuição de casos de covid, é o que nos enche de esperança. E trazer o médico para essa nova realidade é sempre importante”, enfatizou o diretor técnico.

  • INDSH

O Complexo Hospitalar Zona Norte, do qual o Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz faz parte, está sob a gestão assistencial do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) desde abril de 2019. O hospital Delphina está, desde o início da pandemia, como unidade de saúde referência para tratamento da covid-19 no estado do Amazonas e, atualmente, está operando com 100% da sua estrutura.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!