Manaus, 7 de outubro de 2024

Geral

Foto: Michel Dantas/SEC-AM
Foto: Michel Dantas/SEC-AM Foto: Michel Dantas/SEC-AM

Autoridades do AM, artistas e amigos lamentam partida do empresário Murilo Rayol

Boêmio, Murilo contribuiu com o turismo e a cultura amazonense.

Da redação

O empresário Murilo Rayol morreu, na noite desse sábado (25/9), em Manaus, aos 72 anos de idade. Boêmio, Murilo contribuiu com o turismo e a cultura popular amazonense, incentivando o carnaval e o Festival de Parintins. Autoridades do Amazonas, artistas e amigos lamentaram a partida.

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC-AM) divulgou uma nota de pesar. “Murilo tinha uma forte ligação com a Cultura Popular, grande colaborador do carnaval amazonense”, diz um trecho do texto.

O governador do Amazonas, Wilson Lima, se manifestou pelas redes sociais. “Lamento profundamente o falecimento do empresário Murilo Rayol. Ele tinha uma alegria de viver inspiradora e deu uma importante contribuição à cultura e ao turismo do nosso estado. Que Deus o receba com glórias e conforte os corações de seus familiares e amigos”, escreveu o governador.

O prefeito de Manaus, David Almeida, e o vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Marcos Rotta, também lamentaram. “Minha solidariedade aos familiares e amigos, neste momento de perda e dor. Murilo era uma figura importante para o cenário cultural do Amazonas e deixa sua marca como empresário e incentivador. Que Deus o receba em sua morada eterna e que seja o conforto de todos que o admiravam”, declarou o prefeito.

A atriz Rosa Malagueta usou as redes sociais para homenagear o amigo. “Hoje perdi um amigo, um pedaço da minha alegria, mas que o resto de alegria que ficou nos mostra que a vida é uma constante roda gigante que mesmo de altos e baixos, devemos enxergar o frio na barriga que é a vida”, afirmou a artista.

Malagueta recordou que Murilo vivia intensamente. “Será lembrado como o homem que viveu a vida como se cada momento fosse o último”, enfatizou a atriz.

Boêmio, Murilo Rayol contribuiu com o turismo e a cultura amazonense. Foto: Michel Dantas/SEC-AM

Trajetória

Além de empresário da construção civil, Murilo Rayol era atuante no cenário cultural popular, principalmente no carnaval amazonense.

A SEC-AM relembrou que, em 2019, a Escola de Samba A Grande Família contou a história do empresário, com o enredo ‘Eu só quero é ser feliz’, conquistando o vice-campeonato.. Ele era torcedor da agremiação.Em 2020, a agremiação da zona leste de Manaus, defendeu o enredo ‘Sou manauara – Há 350 anos sentindo orgulho do meu chão’, também de Murilo Rayol.

O empresário era proprietário do prédio que abriga, há 15 anos, a Galeria do Largo, um dos espaços culturais administrados pela secretaria.

Conforme o Boi Caprichoso, Rayol realizou as primeiras caravanas Manaus-Parintins, com convidados da capital. “Quando o boi-bumbá ainda era uma festa local, desconhecida no Amazonas e no Brasil. Ele abraçou a cidade e colocou a estrela do Boi Caprichoso no lugar do coração”, destacou o bumbá.

O Caprichoso e o Boi Garantido ressaltaram que o empresário tornou-se um elo do Sudeste com o Norte do Brasil entre as escolas de sambas, bumbás de Parintins e outros folguedos.

“Embaixador da toada e do samba, foi a ponte entre artistas nacionais e as escolas de samba de Manaus e os bois de Parintins. Foi o primeiro empresário a acreditar na força das toadas, ainda nos tempos do Ministério da Agricultura”, afirmou o boi vermelho e branco.

Em sua casa em Manaus, Rayol promoveu grandes eventos para ajudar as agremiações folclóricas de Parintins.

Causa da morte

De acordo com a SEC-AM, Murilo sofreu um infarto durante a semana. Ele não resistiu e faleceu no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, na Zona Centro-Sul de Manaus.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!