Manaus, 16 de agosto de 2022

Geral

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Atual gestão celebra um ano à frente do Sindicato dos Servidores do MPAM

Sindicato destacou as ações desse primeiro ano.

Com informações da assessoria

A atual gestão do Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Amazonas (Sindsemp-AM) completou um ano nesta sexta-feira (22/7). O sindicato destacou entre as ações desse primeiro ano, a defesa dos direitos dos servidores.

Segundo o Sindsemp-AM, teve a execução de questionamentos e propostas que atendam aos interesses diretos da categoria. “O sindicato realiza estudos e propõe melhorias de maneira ativa. A eficácia dos nossos pedidos reside na fundamentação jurídica e no desejo de aperfeiçoamento institucional”, afirmou Frederico Abrahim, vice-presidente do Sindicato.

Também nesse primeiro ano de gestão, a entidade apresentou 29 solicitações à administração e teve 13 pedidos atendidos.

De acordo com o sindicato, as principais vitórias são: a reposição de perdas inflacionárias do auxílio-alimentação, a decisão favorável em prol dos servidores da Comissão Permanente de Licitação da PGJ/AM, o pagamento em parcela única do retroativo da data-base 2021, o ajuste definitivo dos percentuais de gratificação com a proposta da própria administração, além da defesa dos interesses dos servidores junto ao Colégio de Procuradores de Justiça, órgão máximo de deliberação do Ministério Público.

Sindsemp-AM. Foto: Divulgação

Filiação recorde

O Sindsemp-AM teve um aumento de 43% nas filiações, neste primeiro ano, ultrapassando a marca de 300 associados. O número representa mais de 60% do quadro total de servidores efetivos e comissionados do Ministério Público do Amazonas.

“Reaproximar o servidor da sua entidade de classe era um dos nossos desafios e, apesar de ser um fenômeno recente, nossa principal missão a partir de agora é que ele se sustente pela importância do ideal de coletividade”, destacou o Presidente Marlon Bernardo.

Comunicação

Outro fator de destaque é o poder de mídia do sindicato, que possui como pilares uma maior presença nas redes sociais e na imprensa local. Atualmente, o Sindsemp-AM tem interação diária no seu perfil no Instagram, além de possuir o maior canal de sindicatos do Amazonas no Youtube, com mais de 400 inscritos e 6 mil visualizações.

O presidente do sindicato, Marlon Bernardo, comemora o êxito da comunicação. “Nossa estratégia de mídia vem rendendo grande visibilidade para o sindicato. Os conteúdos produzidos atingem um público considerável e não se restringem apenas ao público interno do MPAM. Recebemos mensagens de servidores de outros órgãos públicos e até de outros Estados”, disse.

Campanhas nacionais

O Sindsemp-AM também prestou apoio à sua Federação Nacional (Fenamp) em duas ações nacionais. ‘Isso Não é Normal! É Assédio Moral!’, que buscou a sensibilização e a erradicação das diversas formas de violência no trabalho, assédio e discriminação no Ministério Público Brasileiro.

E ainda, na campanha ‘Urgentemente’ voltada para a aprovação da Política Nacional de Atenção à Saúde Mental, trazendo dados alarmantes sobre o quadro de adoecimento mental de membros e servidores do órgão e seus impactos nos serviços prestados à população.

Atuação político-legislativa

No dia 2 de junho de 2022, o sindicato lançou a campanha inédita ‘Dez Leis’, que tem o objetivo de impulsionar os projetos de lei que tramitam na Aleam cujos temas integram as pautas defendidas pela entidade.

Os projetos monitorados pelo sindicato tratam dos direitos de servidores públicos, sensibilização às pessoas com fibromialgia, incentivo ao aleitamento materno, defesa das mulheres na política, ampliação dos direitos das pessoas com deficiência e adoção do teletrabalho no serviço público estadual.

Além disso, os representantes da entidade entregaram um estudo com o objetivo de aperfeiçoar as licenças-maternidade, adotante e paternidade para todos os servidores públicos estaduais.

Diante dessa atuação e reconhecendo a importância dos profissionais do MPAM, o Deputado Estadual Delegado Péricles propôs a criação do Dia do Servidor do Ministério Público do Amazonas, a ser comemorado no dia 14 de maio, através da Lei Estadual n.º 5.956/2022.

Convênios e parcerias

Atualmente, os servidores do Ministério Público do Amazonas possuem dois clubes que proporcionam condições exclusivas e descontos nos mais diversos produtos e serviços de empresas locais e nacionais, tanto em lojas físicas quanto virtuais.

De acordo com Marlon Bernardo será agregado ao portfólio, ainda, mais um clube com parcerias de saúde e bem-estar. “Muitos empreendedores estão demonstrando interesse em ser nossos parceiros e isso tem gerado benefícios tanto para o sindicato quanto para os servidores do MPAM. Nossa estratégia é ainda mais ousada: queremos agregar outros sindicatos, associações e empresas, de modo a criar um ecossistema de negócios e construir o maior Clube de Vantagens do Amazonas”, concluiu.

Novos projetos

Ália Mendonça, Secretária-Geral do sindicato, detalha os próximos passos da gestão. “Estamos em processo de consolidação de algumas ações e pretendemos, até o final de 2023, adquirir a primeira sede própria da entidade. Além disso, vamos iniciar uma nova etapa voltada para a saúde dos filiados, com um desafio de perda de peso, orientação nutricional, promoção de práticas esportivas e de relaxamento, cuidados com a saúde mental e lives sobre temas relacionados à qualidade de vida”, afirmou.

COMPARTILHE