Manaus, 16 de janeiro de 2022

Gastronomia

Foto: Eliena Monteiro/PEM
Foto: Eliena Monteiro/PEM Foto: Eliena Monteiro/PEM

Inspirado na culinária peruana, Mira Flores participa do Brasil Sabor com ‘Patacon recheado’

Chef Robenita Caldas conversou com o Portal Edilene Mafra sobre a receita.

Por Edilene Mafra

Unir as características das culinárias peruana e brasileira foi a estratégia utilizada pelo restaurante Mira Flores para concorrer ao Festival Brasil Sabor 2021, promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). A chef Robenita Caldas, que já coleciona prêmios de gastronomia, recebeu o Portal Edilene Mafra e revelou alguns dos segredos do ‘Patacon recheado’, prato criado para a edição deste ano.

Robenita Caldas é uma das referências da culinária peruana em Manaus. A chef herdou da mãe a paixão pela culinária do país vizinho, e seguiu no mesmo ramo com o restaurante Mira Flores, especializado na culinária do Peru.

Para o Brasil Sabor 2021, a amazonense se sentiu desafiada a criar uma receita, já que ela tem conseguido superar a crise da pandemia da Covid-19, um cenário que tem afetado donos de restaurantes.

Assim, surgiu a inspiração para um prato que une uma receita tradicional do Peru – o patacon – e um recheio com um dos peixes nobres da Amazônia – o pirarucu.

Chef Robenita Caldas. Foto: Eliena Monteiro/PEM

“O Brasil Sabor tem nos ajudado nesse momento para buscarmos a superação. Eu não ia participar, mas recebi incentivos importantes que me levaram a criar o prato. Me inspirei na nossa culinária peruana aqui do Mira Flores e na culinária brasileira. Juntei alguns ingredientes das duas culinárias e resultou no Patacon recheado”, explica a chef.

Como o patacon também é preparado com banana pacovã, uma iguaria muito apreciada no Amazonas, Robenita conta que não foi difícil seguir uma das exigências do festival gastronômico, que é a utilização de ingredientes característicos do Estado.

Ela levou um dia para chegar ao ponto ideal da receita. O prato traz o patacon em formato de flor, recheado com o sabor marcante do pirarucu defumado. Sem revelar detalhes, a chef solta pequenos mistérios da receita.

“Eu usei o nosso pirarucu defumado com a nossa banana pacovã, que eu também uso na culinária peruana, e alguns ingredientes peruanos que eu tenho – segredo do chef, porque todo chef tem seus segredos. E, graças a Deus, foi bem aceito pelo público”, comemora.

Restaurante Mira Flores participa do Brasil Sabor com a receita de ‘Patacon Recheado’. Foto: Eliena Monteiro/PEM

Aposta nas combinações

Na receita que concorre ao Brasil Sabor, o patacon recheado com pirarucu defumado é servido com arroz branco e purê de macaxeira. A combinação promove uma sensação de equilíbrio entre o sabor peculiar do pirarucu salgado e a suavidade aveludada da macaxeira. Tem, ainda, o sabor crocante da banana, item essencial no preparo de patacon.

“Depois que chegamos ao ponto do patacon decidimos dar um toque diferenciado com o purê de macaxeira, que veio completar, trazendo um sabor a mais com um ingrediente muito característico da Amazônia”, destaca Robenita.

O toque especial é do tradicional molho de pimenta peruana, levemente agridoce, para agradar o paladar dos apreciadores dessa culinária. A pimenta artesanal é uma das receitas da chef e é feita três vezes por semana.

‘Patacon recheado’. Foto: Eliena Monteiro/PEM

Para experimentar

O patacon recheado está no cardápio do Mira Flores, podendo ser apreciado no local ou ser entregue por delivery. A receita leva, em média, de 15 a 20 minutos para ficar pronta e serve até duas pessoas. Robenita Caldas, que participa do Brasil Sabor pela terceira vez, não esconde a satisfação de receber as pessoas para experimentar a nova receita.

“O prato está muito bom. Está muito gostoso e saboroso. O povo que quiser experimentar pode vir até o dia 6 [de junho, próximo domingo]. Estamos aí no Brasil Sabor. Pode vir”, convida a chef.

A chef Robenita Caldas e a jornalista Edilene Mafra. Foto: Eliena Monteiro/PEM

Restaurante Mira Flores

Inaugurado há oito anos, o restaurante Mira Flores é especializado em culinária peruana. O nome é inspirado em um bairro de Lima, capital do Peru.

O estabelecimento está localizado na Rua Inhaúma, bairro de Flores, Zona Centro-Sul de Manaus.

O restaurante está aberto ao público e atende por delivery. De terça a sábado, funciona das 11h às 23h, e aos domingo, abre das 11h às 18h.

Mira Flores funciona de terça a domingo. Foto: Eliena Monteiro/PEM

Robenita, que morou 11 anos no Peru e estudou gastronomia no país vizinho, conta que o cardápio é composto por 38 pratos, mas que a preferência ainda é pelo ceviche.

“Quem vem ao Mira Flores não pode deixar de experimentar o ceviche, a cerveja peruana e o refrigerante peruano. Os sabores peruanos promovem uma experiência inesquecível para quem nos visita”, garante.

Mira Flores fica no bairro de Flores, em Manaus. Foto: Eliena Monteiro/PEM

Festival Brasil Sabor

A 15ª edição do Festival Brasil Sabor conta com a participação de 40 restaurantes. O concurso tem um júri popular e a votação é feita online, até o dia 6 de junho. Todos os pratos estão com 30% de desconto. Para votar, basta acessar o site www.concursoabraselam.com.br.

A chef Robenita Caldas afirma que o concurso dá novo ânimo aos restaurantes, por trazer visibilidade neste momento de retomada após a crise econômica causada pela pandemia da Covid-19.

“É um grande desafio. Nós, do ramo de restaurantes, somos guerreiros. O Brasil Sabor veio para dar uma alavancada no nosso setor. Nós estamos seguindo todos os protocolos de segurança e fazendo o nosso melhor para o público, com dedicação, criatividade, bom atendimento. Enfim, com excelência em tudo o que fazemos. Agora é esperar o melhor para todo mundo”, conclui.

O Portal Edilene Mafra disponibilizou as informações sobre os 40 participantes do Amazonas. Confira todos os pratos aqui.

COMPARTILHE