Manaus, 14 de junho de 2024

Gastronomia

Foto: Guilherme Torres / Manauscult
Foto: Guilherme Torres / Manauscult Foto: Guilherme Torres / Manauscult

‘Casa Indígena Biatüwi’ oferece experiência gastronômica amazônica, em Manaus

O Biatüwi funciona de quarta-feira a sábado, das 11h30 até às 15h.

Da Redação

A ‘Casa de comida Indígena Biatüwi’, no Centro de Manaus, oferece uma experiência gastronômica amazônica baseada nas culturas das etnias sateré-mawé e tukano. Confira os dias e horários de funcionamento.

Idealizado por Clarinda Maria Ramos e João Paulo Lima Barreto, o espaço gastronômico surgiu em novembro de 2020. Os dois trabalhavam vendendo comida em uma feira indígena no Centro de Manaus.

O Biatüwi não é apenas um restaurante. Aline Ramos da etnia sateré-mawé, filha da chef Clarinda, explicou a proposta da casa.

“Nós apresentamos como uma casa de comida indígena e não como restaurante. A finalidade é fazer os nossos clientes se sentirem em casa. Aqui também não trabalhamos com talheres. Os apoios são colheres e pratos. Mas a intenção é fazer a apresentação das refeições como se estivessem comendo em uma comunidade, com as mãos, com os nossos acompanhamentos tradicionais (beiju e farinha)”, detalhou.

Foto: Guilherme Torres / Manauscult

A casa de comida indígena conta com o apoio do restaurante Caxiri.

RECONHECIMENTO INTERNACIONAL

Em janeiro deste ano, o Biatüwi foi destaque gastronômico no jornal internacional ‘The New York Times’, e colocou Manaus na lista de melhores destinos turísticos do mundo em 2023.

O jornal destaca a casa indígena com estrelas Michelin, por reunir ingredientes tipicamente amazônicos.

A matéria cita o prato Biatü, um caldo apimentado de peixe, conhecido no Alto Rio Negro como ‘quinhapira’. Carro-chefe do Biatüwi, o prato é alimentação diária das culturas indígenas sateré-mawé e tukano nas aldeias.

DIAS E HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO

A Casa de comida Indígena Biatüwi funciona de quarta-feira a sábado, das 11h30 às 15h.

Para o jantar, o Biatüwi aceita reservas antecipadas (com um mínimo de 15 a 20 pessoas).

Mais informações sobre o espaço podem ser obtidas pelo telefone (92) 98832-8408, no e-mail [email protected] e no Instagram @biatuwi.

ENDEREÇO

A ‘Casa de comida Indígena Biatüwi’ está localizada na Rua Bernardo Ramos, no Centro de Manaus.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!