O Boi Garantido cumpre promessa de Lindolfo Monteverde e brinca nas ruas de Parintins, no Amazonas, nessa segunda-feira, 24 de junho de 2024, Dia de São João. Nesta mesma data o bumbá completou 111 anos.
PROGRAMAÇÃO
A programação iniciou com a reza da ladainha no curral tradicional da Baixa de São José, realizada pelos descendentes de Lindolfo e membros da tradição do boi, ao comando de dona Maria do Carmo Monteverde, filha de Lindolfo.
Após o momento de fé e religiosidade, o cortejo encarnado saiu às ruas da cidade. A caminhada seguiu ao som das toadas antológicas e das atuais, acompanhada pela Batucada, vaqueirada e o trio elétrico.
Como manda a tradição em cada casa onde estava uma fogueira o boi de pano brincava para as famílias.
CAPELA DE SÃO JOÃO
Para reforçar a origem religiosa e dedicação a diretoria do Boi Garantido, a Família Monteverde e convidados realizaram a inauguração da capela em homenagem a São João Batista, no curral tradicional da Baixa de São José.
Logo após a reza da ladainha, foi lançado também o documentário ‘Garantido, a tradição cultural de Lindolfo Monteverde’, tendo como proponente a neta de Lindolfo, Cleumara Monteverde, uma iniciativa contemplada pela Lei Paulo Gustavo.
“Nós estamos felizes por esse momento, porque nós sempre cumprimos a promessa do meu pai. Eu sou muito feliz com isso e o povo todo me acompanha. O povo é religioso e ama Deus, gosta de São João Batista e todos os Santos da corte do céu. Por isso, para mim é uma alegria nesse momento”, pontuou dona Maria Monteverde.
BOI DA PROMESSA
O Garantido foi fundado em 1913 e nasceu de uma promessa feita a São João Batista. Quando seu criador, Lindolfo Monteverde ficou gravemente doente, prometeu que, se fosse curado, construiria um boi para alegrar as pessoas durante as festividades de junho. A promessa se concretizou, e o Garantido ganhou destaque como uma das figuras mais emblemáticas do festival, enraizando-se ainda mais no rico folclore do Amazonas.