Manaus, 16 de agosto de 2022

Festival de Parintins

Foto: Michael Dantas/SEC-AM
Foto: Michael Dantas/SEC-AM Foto: Michael Dantas/SEC-AM

‘Circuito +Cultura’ oferece programação alternativa em Parintins, no AM

Intervenções urbanas e visita ao Bumbódromo estão no roteiro.

Com informações da assessoria

O Festival de Parintins 2022 ocorre de sexta-feira (24/6) a domingo (26/6), com a proposta de ser o maior festival de todos os tempos. Para tornar a experiência dos visitantes diferenciada na Ilha Tupinambarana será realizado o ‘Circuito +Cultura’, que oferece uma programação alternativa durante o dia para o público.

A iniciativa é promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC).

O circuito inclui visitação mediada ao Bumbódromo e o Trio Panavueiro, com shows. Também terá a Estação +Cultura, espaço cultural instalado no Estádio Tupy Cantanhede, que vai funcionar a partir de terça-feira (21/6), das 9h às 17h, com apresentações, exposições coletivas de artes, espaços instagramáveis, feira de economia criativa e galerias de Caprichoso e Garantido.

Bumbódromo. Foto: Michael Dantas/SEC-AM

PROGRAMAÇÃO ‘CIRCUITO +CULTURA’

Visita mediada

Com apoio da unidade do Liceu de Artes e Ofício Claudio Santoro no município, o programa fica disponível a partir de quarta-feira (22/6), com ponto de partida no hall do Centro Cultural Bumbódromo. A visita mediada ao Bumbódromo será das 9h ao meio-dia.

Os visitantes vão ser divididos em grupos de dez pessoas e o roteiro tem duração de 40 minutos. As inscrições podem ser feitas na bio da @culturadoam no Instagram.

Exposição

Entre os destaques da visita ao Bumbódromo está a exposição ‘Perspectivismo Amazônico: A Nossa Antropologia’, em comemoração aos 100 anos da Semana de Arte Moderna. Com curadoria de Diego Omar e Jandr Reis, a mostra reúne obras dos artistas Kemerson Freitas e Alziney Pereira, do Curumiz, Dennis Amoedo, Dermison Salgado, Josinaldo Mattos, Pito Silva e Levi Gama.

Galeria a céu aberto

Já na área externa, o público pode conferir o ‘Mural Vitória da Cultura Popular’. A obra de assinatura do Curumiz utiliza a técnica do grafismo para colorir a fachada do centro cultural. O mural de quase 800 metros quadrados exibe, de cada lado, a arte representada pelos bois-bumbás vermelho e azul.

O projeto ‘Parintins – Galeria Cidade Aberta’ também compõe o ‘Circuito +Cultura’. São mais de 2 mil metros quadrados de muros coloridos por artistas de Parintins, que não estão na cadeia produtiva dos bois-bumbás.

As obras abordam a temática indígena, a cultura cabocla, as cosmologias amazônicas, as festas e tradições parintinenses. Os muros do Liceu de Artes e Ofício Claudio Santoro, Planeta Boi e do estádio Tupy Cantanhede, entre outros, receberam pinturas artísticas.

Ainda no entorno do Bumbódromo estão as esculturas em alto relevo de artistas parintinenses que retratam a cultura local, as belezas naturais e o cotidiano caboclo. São 22 obras em cimento, dos membros da Associação de Artistas Plásticos de Parintins (AAPP), construídas no ano de 2000 e restauradas pelo Governo do Amazonas.

Trio Panavueiro

Sob o comando de Helen Veras, o trio Panavueiro vai circular na sexta-feira (24/6), no sábado (25/6) e no domingo (26/6), das 15h às 17h, pelos principais pontos da Ilha Tupinambarana. Entre os convidados estão Enéas Dias, Felipe Jr., Balanço da Toada, Adriano Aguiar, Caetano Medeiros e Toada de Roda, com concentração a partir das 14h, no Centro de Parintins.

COMPARTILHE