Manaus, 28 de abril de 2024

Festivais

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Shows de Garantido e Caprichoso abrem o ‘Festival de Curitiba 2024’

Programação conta com mais dois espetáculos amazonenses.

Da Redação

Shows dos bois Garantido e Caprichoso abrem o ‘Festival de Curitiba 2024’ nesta segunda-feira, 25 de março. A programação do evento segue até o dia 7 de abril, com espetáculos das cincos regiões do país.

A primeira noite de apresentação dois bois será apenas para convidados. Haverá mais duas apresentações nesta terça e quarta-feira, 26 e 27 de março de 2024, no Teatro Positivo, com venda de ingressos, neste link direto.

Foto: Divulgação

CULTURA NORTISTA NO FESTIVAL DE CURITIBA

O Festival de Curitiba, preparou um eixo temático ‘amazônico’ para a 32ª edição do evento, que inclui espetáculos que se destacaram no cenário nacional, por trazerem elementos culturais quanto as tradições regionais.

O espetáculo escolhido desta terça e quarta-feira, 26 e 27 de março de 2024, será ‘Caprichoso e Garantido: o Duelo da Amazônia’.

Compõem também a programação desta edição, os espetáculos amazonense:

  • Cabaré Chinelo, do grupo Ateliê 23 em parceria com a Cia de teatro argentina García Sathicq;
  • TA – Sobre ser Grande, do Corpo de Dança do Amazonas, e a performance-ritual ÜhpÜ.

De acordo com Daniele Sampaio, objetivo foi fazer com que a programação de 2024 espelhasse questões em alta no presente, e a busca também superasse as escolhas focadas na produção cultural das regiões Sudeste e Sul.

“Essa edição traz um olhar muito especial para o eixo amazônico, e o público terá a oportunidade e o privilégio de assistir obras que, no conjunto, demonstram a pluralidade, a riqueza e a diversidade da região Norte do Brasil”, afirmou a curadora.

Apesar de não ser originário do Norte, o solo autobiográfico Azira’i, vencedor do prêmio Shell nas categorias ‘Melhor Atriz’ e ‘Melhor Iluminação’, também está na mostra. O espetáculo é inspirado nas histórias da atriz indígena Zahy Tentar e sua mãe, Azira’i Tentehar, a primeira mulher da reserva indígena de Cana Brava, no Maranhão, a se tornar pajé.

SABORES NORTISTAS

O Gastronomix, evento de música e gastronomia do Festival de Curitiba, também apoia o eixo amazônico este ano. “Teremos também uma chef que trará a Amazônia na bagagem”, adiantou Celso Freire, criador e curador da iniciativa.

Do restaurante Caxiri, de Manaus, Débora Shornik vai apresentar ao público local pratos como o ‘Pirarucu Puquecado’ e o ‘Desfiado de Pato com Tucup’ em um cardápio terá também três opções vegetarianas e uma vegana, além das sobremesas.

FESTIVAL DE CURITIBA

O ‘Festival de Curitiba’ é apresentado por Banco do Brasil, Sanepar e Tradener – Comercialização de Energia, com patrocínio de EBANX, Banco CNH Industrial e New Holland, ClearCorrect, Copel – Pura Energia, Brose, e patrocínio especial de Uniter e GRASP.

Mais informações sobre evento podem ser obtidas no site (www.festivaldecuritiba.com.br) ou no Instagram @festivaldecuritiba.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!