Manaus, 29 de março de 2024

Festivais

Foto: Michael Dantas/SEC-AM
Foto: Michael Dantas/SEC-AM Foto: Michael Dantas/SEC-AM

Sem as tradicionais ‘galeras’, Caprichoso e Garantido se apresentam seguindo protocolos sanitários

Os bois vão se apresentar neste sábado (26/6), na Live Parintins 2021.

Da redação

O Governo do Amazonas informou que a Live Parintins 2021, que será realizada neste sábado (26/6), seguirá protocolos sanitários contra a Covid-19. Um deles é a ausência de público nas arquibancadas do Bumbódromo. Sem as tradicionais ‘galeras’, os bois Caprichoso e Garantido vão se apresentar neste sábado (26/6), com transmissão pela TV A Crítica e internet.

A live busca manter a tradição do Festival Folclórico de Parintins que, pelo segundo ano consecutivo, não será realizado por conta da pandemia. “O evento, que tem o apoio do Governo do Amazonas, segue todas as medidas que conferem segurança aos participantes e servidores envolvidos”, destacou o Governo do Estado nesta sexta-feira (25/6).
 
Os protocolos incluem a testagem de todos os integrantes dos bois e equipes de apoio para detecção do novo coronavírus, distanciamento, uso de máscara, aferição de temperatura e ausência de público nas arquibancadas do Centro Cultural de Parintins – Bumbódromo, palco das apresentações.


 
“Desde o primeiro momento, quando foi decidido a realização desse formato, houve essa preocupação do Governo do Estado, em seguir todos os procedimentos necessários para que a gente tivesse a segurança de todos. Fizemos uma reunião entre todos os órgãos, estabelecendo um protocolo que já está sendo colocado em prática”, disse o titular da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC-AM), Marcos Apolo Muniz.
 
“Todos aqueles que estiverem aqui durante a live terão sido testados e devidamente identificados. Haverá aferição de temperatura, além da obrigatoriedade do uso de álcool em gel, e todos os participantes estão sendo orientados a manterem o distanciamento dentro da arena”, acrescentou o secretário.

Secretário Marcos Apolo Muniz destacou protocolos que serão seguidos. Foto: Michael Dantas/SEC-AM

Ele também ressaltou que o Governo do Amazonas acionou equipes de saúde e segurança para reforçar as ações voltadas à realização do espetáculo.

“A Polícia Militar mandou um efetivo para cá, que estará atuando nas imediações do Bumbódromo para não ter casos de aglomeração; o Corpo de Bombeiros, que vistoriou, inclusive, o Bumbódromo e liberou para que a gente realizasse o evento; a Secretaria de Saúde também, que está fazendo uma série de ações voltadas para este momento; e a FVS. Dessa forma a gente consegue integrar essas forças e fazer com que esse evento possa auxiliar a mitigar a situação dos artistas, dos profissionais que atuam no Festival Folclórico de Parintins”, enfatizou Marcos Apolo.

Transmissão

A live será transmitida a partir das 20h30 deste sábado (26/6), pela TV A Crítica, no canal 4 da TV aberta. O evento também terá transmissão pelo canal da emissora no YouTube, https://www.youtube.com/tv-a-critica.

Além do Governo do Amazonas, as apresentações contam com o apoio da Coca-Cola Brasil, que tem contribuído com os eventos culturais do Estado, com o objetivo de gerar renda para trabalhadores envolvidos no evento, principal propulsor econômico da cidade.

Jender Lobato, presidente do Boi Caprichoso. Foto: Michael Dantas/SEC-AM

Espetáculo seguro

Os presidentes de Caprichoso e Garantido ressaltaram a necessidade de se prezar pelos protocolos de segurança para resguardar a saúde dos integrantes dos bois, assim como de todas as equipes envolvidas no espetáculo.

“Essa organização é importante para que a gente possa fazer uma live empregando os artistas e, ao mesmo tempo, dar a segurança necessária para que a gente apresente a festa e não se contamine. Fico muito feliz com toda essa estrutura que foi montada pelo Governo do Estado. Essas seguranças que foram impostas são necessárias para que a gente possa promover um grande espetáculo, tudo isso com muita segurança”, destacou Jender Lobato, presidente do Caprichoso.

Antonio Andrade, presidente do Boi Garantido. Foto: Michael Dantas/SEC-AM

“Estou muito feliz com isso e peço para que as pessoas não se aglomerem”, alertou o presidente do Garantido, Antonio Andrade. “É importante que nós tenhamos a garantia que no próximo ano nós teremos festival, e o festival só vai acontecer se nós tivermos vencido a Covid”, completou.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!