Manaus, 23 de abril de 2024

Festivais

Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação Fotos: Divulgação

Programação gratuita do Festival Amazonas de Ópera tem webinars e masterclasses

Transmissões serão abertas ao público pelo canal no YouTube.

Com informações da assessoria

O 23º Festival Amazonas de Ópera (FAO) oferecerá ao público, como parte da programação de ações formativas do evento, webinars e masterclasses gratuitas. As transmissões serão abertas ao público por meio do canal do FAO no YouTube (festivalamazonasdeoperafao). Neste ano, o evento será realizado em formato online, entre os dias 6 e 20 de junho, também com transmissão pelas redes sociais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (@culturadoam).

Realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural, o festival está sendo produzido inteiramente com verba da iniciativa privada, por meio do Bradesco e da Motorola, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério do Turismo e Secretaria Especial de Cultura. O evento conta, ainda, com parceria do canal Allegro HD e TV Encontro das Águas, e com o apoio do Catavento Museu de Ciências e da Importadora Carioca.

“Estudantes de música, músicos formados, técnicos e interessados, que queiram aprender mais sobre o mundo da ópera e aperfeiçoar suas habilidades, poderão ter a oportunidade de acompanhar essa programação de forma gratuita e na segurança de suas casas. O FAO é um evento que sempre traz oportunidades incríveis com profissionais de talento renomado em suas ações formativas, que deixam sementes que inspiram nossos artistas amazonenses”, disse o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz.

Webinars

Os webinars começam neste domingo (6/6), a partir das 20h (21h – Brasília), data em que o FAO abre a programação com a ópera ‘Três Minutos de Sol’, ás 19h (20h – Brasília), do compositor Leonardo Martinelli.

A primeira mesa será ‘A Ópera Hoje, no Brasil e no Mundo’, um debate sobre as novas realidades das produções culturais no século 21, o uso de tecnologias, mídias diferentes e as novas plateias. A mediação será do diretor artístico do FAO, maestro Luiz Fernando Malheiro, e os convidados são:

Abel Rocha, professor de regência e diretor artístico de óperas na Universidade Estadual Paulista (Unesp), São Paulo; Alejandra Martí, diretora executiva da Ópera Latinoamérica; Augusto Techera, coordenador geral de produção artística do Teatro Colón; Clara Paulino, presidente da Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro; e Luciana Salles, diretora artística do Palácio das Artes, em Belo Horizonte.

O próximo webinar será realizado no dia 8 de junho (terça-feira), às 16h (17h -Brasília), com o tema ‘Teatros de Ópera e a Economia Criativa no Brasil e na América Latina’, sobre as produções no período de pandemia e as perspectivas socioeconômicas do mercado de ópera em um mundo pós-pandêmico. A mediação será da produtora executiva do FAO, Flávia Furtado, e participarão os convidados:

Ambra Sorrentino, CEO da Opera Co-Pro, Londres; Daniel Araújo, diretor do Theatro da Paz, Belém; Eliane Parreiras, presidente da Fundação Clóvis Salgado, Belo Horizonte; e Ramiro Osorio, diretor do Teatro Mayor Julio Mario Santo Domingo, Bogotá.

No dia 12 de junho (sábado), também às 16h (17h – horário de Brasília), será realizada a última mesa, “A Profissão do Compositor Erudito no Brasil: Formação, Divulgação, Interesse e Futuro”, sobre os aspectos que perpassam a composição brasileira no século 21.

Com mediação do maestro Luiz Fernando Malheiro, o webinar vai contar com os compositores que participam da 23ª edição do FAO: Eduardo Frigatti, Fernando Riederer, Laiana Oliveira, Leonardo Martinelli, Paulina Luciuk, Piero Schlochauer, Tatiana Catanzaro, Vinícius Giusti e Willian Lentz.

Gabriela Geluda e João Guilherme Ripper. Fotos: Divulgação

Masterclasses

As masterclasses serão realizadas nos dias 16 (quarta-feira) e 18 de junho (sexta-feira), às 16h (17h – Brasília). Assim como os webinars, as masterclasses serão transmitidas pelo canal do FAO no YouTube, porém, em cada uma delas serão pré-selecionadas oito pessoas para participarem ativamente e interagirem com os professores.

No dia 16 de junho, será realizada a masterclass ‘A Arte do Canto na Ópera Contemporânea’, com a soprano e atriz Gabriela Geluda. Bacharel em canto lírico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Gabriela é mestre em música antiga pela Guildhall School of Music and Drama – Londres, formada na Técnica de Alexander pelo Alexander Technique Studio – Londres.

Gabriela participou da remontagem da ópera ‘Einstein on the Beach’, de Philip Glass e Bob Wilson, no Baryshnikov Art Center de Nova Iorque, sob orientação do próprio Bob Wilson, e vem trabalhando continuamente com a compositora Jocy de Oliveira, como soprano solo de suas óperas, há mais de 25 anos. Gabriela também tem contribuído na idealização e realização de óperas contemporâneas de compositores brasileiros.

Para participar da seleção desta masterclass e ser um dos oito participantes interativos, o participante precisa enviar um link para vídeo com uma performance de canto recente para o e-mail [email protected], até o dia 10 de junho.

No dia 18 de junho será a vez da ‘Composição de Ópera Hoje’, masterclass com o compositor e regente de orquestra João Guilherme Ripper. Suas composições incluem canções, música de câmara, obra para piano solo, obras vocais, orquestrais e ópera e têm sido apresentadas frequentemente nas principais salas de concerto do Brasil e exterior.

Ripper recebeu o prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) em 2000, pela ópera ‘Domitila’. Em dezembro de 2005, a Revista Bravo, em sua 100ª edição, selecionou sua a ópera ‘Anjo Negro’ como uma das 100 melhores produções musicais realizadas no Brasil, nos últimos anos.

Em 2014, Ripper escreveu e estreou a ópera ‘Onheama’, por encomenda do Festival Amazonas de Ópera (FAO), obra que também foi apresentada em Portugal. Ele voltou a estrear uma obra no FAO em 2018, com a ópera Kawah Ijen, baseado no argumento de Fernando Barata.

Para participar da seleção da masterclass de João Guilherme Ripper, o participante precisa enviar link para um vídeo de alguma composição de sua autoria [email protected], até o dia 12 de junho.

FAO 2021

A 23ª edição do FAO será realizada de 6 a 20 de junho, com óperas e concertos gravados, recitais transmitidos ao vivo, webinars e masterclasses on-line, entre outras atrações. Adiado por conta da pandemia de Covid-19 em 2020, o FAO será totalmente dedicado a compositores e intérpretes brasileiros.

Seguindo os protocolos de segurança e prevenção contra o novo coronavírus, o FAO tem uma produção inovadora este ano. As orquestras dos Corpos Artísticos gravam, em dias alternados, áudio e vídeo das obras em Manaus, no Teatro Amazonas, e os solistas gravam as vozes em São Paulo, onde também é trabalhada a parte cênica. O material é, então, reunido e editado para dar vida às óperas e aos concertos. Os grupos de músicos também são reduzidos, em formato de câmara, para evitar aglomerações e facilitar o distanciamento social.

De acordo com Luiz Fernando Malheiro, o FAO não exaltará apenas os compositores contemporâneos, mas realizará um panorama de 165 anos de repertório brasileiro.

“É importante salientar a filosofia desta edição do festival de priorizar nossos artistas. Muitos sofreram e foram prejudicados por conta da pandemia, e por isso decidimos trabalhar apenas com profissionais brasileiros e também com repertório brasileiro. Teremos obras desde o século 19 até os dias atuais”, assinala o diretor artístico.

Programação:

Webinars

6 de junho (20h Manaus / 21h Brasília)

“A ópera hoje, no Brasil e no Mundo”

8 de junho, (16h Manaus / 17h Brasília)

“Teatros de Ópera e a Economia Criativa no Brasil e na América Latina”

12 de junho, (16h Manaus / 17h Brasília)

“A Profissão do compositor erudito no Brasil: formação, divulgação, interesse, futuro”

Masterclasses

(16h Manaus / 17h Brasília)

16 de junho

“A Arte do Canto na Ópera Contemporânea”

18 de junho

“Composição de Ópera Hoje”

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!