Manaus, 18 de julho de 2024

Festivais

Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação Fotos: Divulgação

Festival Amazonas de Ópera conta com três estreias

Evento começa neste domingo e segue até 20 de junho.

Da redação

O 23º Festival Amazonas de Ópera (FAO), que começa neste domingo (6/7), vai contar com três estreias. As obras são ‘Três Minutos de Sol’, de Leonardo Martinelli; ‘O Corvo’, de Eduardo Frigatti; e ‘moto-contínuo’, de Piero Schlochauer.

‘Três Minutos de Sol’, de Leonardo Martinelli, abrirá a programação neste domingo, às 19h (20h – Brasília). Ópera de câmara, com libreto de João Luiz Sampaio, aborda os relacionamentos em tempo de pandemia.

Narra a história de três pessoas que estão em lugares diferentes, cada uma em sua casa, que convivem e se relacionam por meio das mídias sociais. O nome da ópera faz referência ao tempo que uma das personagens fica perto da janela esperando o sol bater diariamente, por apenas três minutos.

Obra de Eduardo Frigatti, ‘O Corvo’ será apresentada no dia 13 de junho, às 19h (20h – Brasília). Baseada no poema de Edgar Allan Poe, traduzido por Machado de Assis, a ópera será uma ilustração de 20 minutos que narra a visita perturbante de um corvo a um homem que acaba de perder sua amada, e que vê a ave como uma mensageira sobrenatural.

Já ‘moto-contínuo’, de Piero Schlochauer, encerrará o festival no dia 20 de junho, às 19h (20h – Brasília). Com libreto de Beatriz Porto, Isabela Pretti e Piero Schlochauer, a obra conta a história de uma inventora que recebe um pedido para construir um moto-contínuo que leve um homem viajante ao espaço.

Da esquerda para a direita: Eduardo Frigatti, Piero Schlochauer e Leonardo Martinelli. Fotos: Divulgação

O festival

O FAO ocorrerá de 6 a 20 de junho, em formato online. A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC-AM) mudou o período de realização da 23ª edição. Confira a programação completa aqui.

A programação será transmitida por meio do Facebook e YouTube da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (culturadoam), e também pelo canal do FAO no Youtube (festivalamazonasdeoperafao).

Festival Amazonas de Ópera será em formato online em 2021. Foto: Michael Dantas/SEC

Webinars e masterclasses gratuitas

Como parte da programação de ações formativas, o festival oferecerá ao público webinars e masterclasses gratuitas. As transmissões serão abertas ao público por meio do canal do FAO no YouTube (festivalamazonasdeoperafao).

Recitais e concertos

Os recitais serão apresentados em transmissões ao vivo do Teatro Amazonas, nos dias 7, 9, 10, 16 e 17 de junho, às 20h (21h – Brasília).

No repertório estarão canções de Carlos Gomes, Ronaldo Miranda, João Guilherme Ripper, Chiquinha Gonzaga, Almeida Prado, Ernani Aguiar, Osvaldo Lacerda e Francisco Mignone.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!