Manaus, 21 de julho de 2024

Festivais

Foto: Reprodução/Facebook
Foto: Reprodução/Facebook Foto: Reprodução/Facebook

Garantido relembra batalha com alegorias de Júnior de Souza no Festival de Parintins: ‘genial’

Bumbá divulgou vídeo de uma batalha na arena; assista.

Por Eliena Monteiro

O Boi Garantido fez uma homenagem ao parintinense Júnior de Souza, que faleceu nessa segunda-feira (1º/3). O bumbá relembrou a trajetória do artista e divulgou o vídeo de uma batalha reproduzida na arena do Bumbódromo, no Festival de Parintins, com alegorias do artista. “Simplesmente genial”, ressaltou a agremiação.

O artista plástico, também conhecido como ‘O Considerado’, morreu de complicações da Covid-19, após um longo período internado, no Paraná. O Garantido lamentou a partida.

“Parintins perde um de seus maiores mestres da arte”, afirmou o bumbá. “Perdemos uma das maiores referências da arte parintinense, Júnior de Souza, conhecido por ser o Mestre dos Rituais”, completou.

Júnior de Souza. Foto: Reprodução

Carreira no Garantido

De acordo com o Garantido, Júnior começou na agremiação em 1985, como auxiliar. “Após alguns anos já se destacava entre os demais. Em 1995, assumiu sua primeira alegoria e equipe”, contou.

No ano de 1997, ao lado do artista Juarez Lima, ele criou o histórico Mapinguari. O personagem foi derrubado em plena arena. “O primeiro grande feito de sua vida artística”, ressaltou o Garantido.

Em 1999 e 2001, o artista repetiu os efeitos da batalha na arena com a apresentação ‘Fera das Águas e Maricá – Fechas Serpentes’. No ritual encenado, um macaco tenta destruir os índios de uma aldeia, mas o guerreiro Maricá leva o gigante ao chão, com suas flechadas certeiras. “Simplesmente genial. Surpreendente. Impactante”, destacou o boi vermelho e branco.

Alegorias do Garantido no Festival de Parintins de 2001. Foto: Reprodução/Facebook

Segundo o Boi Garantido, Júnior era praticamente imbatível para os torcedores e jurados. “Sua arte era a mais aguardada de todas as noites, pois sempre se esperava por grandes surpresas. E sempre aconteciam”, disse.

Para o bumbá, o artista deixou um legado para a arte. “Júnior de Souza deixa mais do que a tristeza em nossos corações. Vai nos deixar a alegria e a emoção de poder ter presenciado o dom divino que Deus lhe deu através da arte. Se antes Júnior era atento e se espelhava nos grandes mestres de antigamente, hoje os atuais se espelharão em suas magníficas obras. Obrigado Júnior de Souza, o nosso eterno Considerado”, concluiu.

O vídeo da apresentação está disponível na página oficial do Boi Garantido no Facebook: https://www.facebook.com/garantido/posts/3776504989054081. As imagens também estão publicadas no YouTube; assista, abaixo:

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!