Manaus, 3 de dezembro de 2021

Festivais

Foto: Pedro Coelho/Boi Caprichoso
Foto: Pedro Coelho/Boi Caprichoso Foto: Pedro Coelho/Boi Caprichoso

Caprichoso anuncia figurinistas, edital de toadas e festa dos 108 anos em Manaus

O anúncio foi feito, nesta sexta-feira (12/11), em uma live.

Com informações da assessoria

O Boi Caprichoso anunciou figurinistas, edital de toadas e festa de 108 anos do bumbá que será realizada em Manaus no mês de dezembro. O comunicado foi feito, nesta sexta-feira (12/11), pelo presidente Jender Lobato e os membros do Conselho de Arte em uma live.

Durante a live, que ocorreu no curral Zeca Xibelão, também estiveram presentes os conselheiros Edwan Oliveira, Socorrinha Carvalho, Zandonaide Bastos, Ronaldo Barbosa, Adriano Aguiar, Paulo Victor Costa, o pajé Erick Beltrão e a rainha do folclore Cleise Simas. Houve, ainda apresentação do Boi Caprichoso, Troup Caprichoso e o levantador de toadas substituto Caetano Medeiros.

Os anúncios para o festival do próximo ano estão sendo feitos de maneira gradual. No dia 30 de outubro, o bumbá da nação azul e branca já tinha realizado o anúncio do tema ‘Amazônia, nossa luta em poesia’.

O anúncio foi feito, nesta sexta-feira (12/11), em uma live. Foto: Pedro Coelho/Boi Caprichoso

Anúncio de artistas

Para o presidente Jender Lobato, foram anunciados os convocados da seleção Caprichoso. São eles:

  • Fabson Rodrigues
  • Makoy Cardoso
  • Mário Oliveira
  • Estevão Gomes
  • Paulo Rojas
  • Kaleb Aguiar
  • Roberto Reis
  • Rodofolfo Gomes
  • Adriano Canto
  • Diego Cruz
  • Leandro Souza
  • Edwan Oliveira
  • Lup Design
  • Willian Muniz
  • Tarcísio Gonzaga, que retorna ao boi negro de Parintins

“Depois desse novo tempo, desse novo ciclo, do nosso recomeço, o Caprichoso monta uma verdadeira seleção, dos melhores artistas do festival para que a gente possa fazer um grandioso espetáculo”, destaca o dirigente azulado.

Presidente do Boi Caprichoso Jender Lobato. Foto: Pedro Coelho/Boi Caprichoso

Álbum

Jender assegurou, ainda, para a próxima semana o álbum ‘Terra: Nosso Corpo, Nosso Espírito volume 2’ em todas as plataformas digitais. “Vale ressaltar o papel crucial do compositor, e esse álbum é o primeiro da história do boi a ser totalmente registrado em nome dos compositores, isto é, os direitos autorais a partir desse CD serão destinados exclusivamente aos compositores do Boi Bumbá Caprichoso”, anunciou Lobato.

O coordenador coreográfico Jair Almeida afirmou que também na próxima semana começam as gravações das coreografias que serão postadas nas redes oficiais do bumbá, em parceria com a diretoria de comunicação.

Edital de Toadas

O presidente do Conselho de Arte Ericky Nakanome fez o lançamento do edital de toadas Caprichoso 2022 ‘Amazônia, nossa luta em poesia’, durante a live. O edital terá uma nova proposta e se juntará aos projetos ‘Terra: Nosso corpo, nosso Espirito Volumes 1 e 2’.

“Será um CD com o maior tempo de inscrição que encerrará somente em janeiro. É um projeto pensado para dois segmentos importantes, será um álbum com toadas para os nossos itens individuais e também para a galera, ou seja, todos os nossos itens terão toadas novas para o próximo ano”, afirmou Nakanome anunciando a retomada dos seminários com os compositores em Parintins e Manaus.

As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas até 12 de janeiro de 2022 pelo e-mail: [email protected], até às 23h59m da data limite, junto com as demais documentações estipuladas no edital.

O edital está disponível no link: https://drive.google.com/folderview?id=1labBSnT10KLSXVv3zYjoUpJwuU_Ci_W3.

A festa de 108 anos do Caprichoso será realizada em Manaus no mês de dezembro, conforme anúncio na live. Foto: Pedro Coelho/Boi Caprichoso

Festa em Manaus

O Boi Caprichoso vai presentear a capital do estado do Amazonas, Manaus, com uma festa de boi-bumbá. O espetáculo ‘Caprichoso, tradição que renasce’ será apresentado no Manaus Plaza Shoping, local onde um dia funcionou a TVlândia e viu o boi-bumbá ganhar força com as grandes interpretações de Arlindo Júnior.

“Vamos levar de forma inédita um espetáculo todo feito em Parintins para que Manaus possa usufruir também. A festa dos 108 anos que fizemos no Curral Zeca Xibelão vai ser totalmente levada para a capital. Isso aí é mais uma inovação do Caprichoso”, comera o dirigente Jender Lobato destacando a parceria com o Movimento Marujada.

O evento terá tuxauas, lamparineiros, vaqueirada, itens que normalmente são apresentados apenas na arena do Bumbódromo e que agora farão parte do evento na capital do Amazonas. “Será um show completo”, afirma Ericky Nakanome.

COMPARTILHE