Manaus, 9 de dezembro de 2022

Festivais

Boi Caprichoso lança edital de toadas para álbum e trilha sonora do Festival de Parintins 2021; confira Boi Caprichoso lança edital de toadas para álbum e trilha sonora do Festival de Parintins 2021; confira

Boi Caprichoso lança edital de toadas para álbum e trilha sonora do Festival de Parintins 2021; confira

Inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 30 de janeiro de 2021.

Da redação

O Boi Caprichoso divulgou, nesta segunda-feira (7/12), o Edital de Concurso para a Seleção de Toadas. As músicas farão parte da composição do álbum ‘Terra: Nosso Corpo, Nosso Espírito – Volume 2’ e da trilha sonora do espetáculo de arena do Bumbódromo, no Festival de Parintins 2021. Confira o edital, ao final.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 30 de janeiro de 2021, no escritório na Rua Boulevard 14 de maio, Centro da cidade de Parintins, no escritório social, ou enviando e-mail para selecaodetoadascaprichoso@gmail.com.

As obras musicais serão classificadas nas categorias livres, genéricas (galera, exaltação e amor ao boi) e estratégicas (sinhazinha da fazenda, pajé, rainha do folclore, cunhã-poranga, porta-estandarte, evolução e Marujada Guerra). O limite de toadas a serem escolhidas fica a cargo do Conselho de Artes.

Toadas de lendas e rituais não estão previstas no edital. “Os compositores com obras aprovadas devem ter ciência sobre a necessidade de alterações na letra e melodia, as quais arcará com os custos”, informou o bumbá.

As eventuais mudanças seguem critérios estabelecidos pelo Conselho de Arte, para adequações ao projeto boi de arena ‘Terra: Nosso Corpo, Nosso Espírito’. Caberá ao Conselho de Artes e Conselho Musical, presidido por Mauro Antony, a análise, aprovação e seleção da documentação e das toadas.

Esse será um álbum já com a voz do Patrick Araújo. Foto: Pedro Coelho/Divulgação

A divulgação do resultado do concurso ocorrerá no site www.boicaprichoso.com. Cada obra aprovada receberá a premiação de R$ 4 mil, independente da quantidade de autores.   

Segundo o presidente do Caprichoso, Jender Lobato, a agremiação tem tido obras musicais de alto nível nos últimos anos. “Dessa vez, mais do que nunca, a gente, com o novo levantador de toadas com gás novo e nova dinâmica de apresentação, fará, com certeza absoluta, um dos maiores álbuns da história do Boi Caprichoso. Os compositores e a galera estão otimistas. Temos um time musical muito forte e agora será a consagração com obras inscritas pelos compositores”, afirmou. 

Projeto

O conselheiro de artes, Márcio Braz, é autor do projeto do álbum musical ‘Terra: Nosso Corpo, Nosso Espírito – Volume 2’, agraciado pela Lei Aldir Blanc, em edital da Secretaria de Estado da Cultura (SEC). “Esse edital não tem um número de toadas, com exceção de lendas e rituais. Esse será um álbum já com a voz do Patrick Araújo, podendo ter participações especiais. Vamos fazer o lançamento dele em Parintins em uma live, por volta do mês de março de 2021”, explicou.

Conforme Márcio Braz, o produto fonográfico terá prensagem de mil cópias para distribuição à imprensa e campanha promocional a ser realizada pelo Boi Caprichoso. “É um álbum que estamos aguardando com muita expectativa. Vamos ter grandes obras do time vitorioso de compositores do Boi Caprichoso. A gente sabe que teremos um grande álbum, complementar ao volume 1 gravado em 2020: Terra: Nosso Corpo, Nosso Espírito”, disse. 

COMPARTILHE