Um acidente com um guindaste no Festival de Cirandas de Manacapuru 2022, na noite deste domingo (28/8), deixou pelos menos 23 pessoas feridas. O caso aconteceu durante a apresentação da Ciranda Flor Matizada, na última noite do evento.
O Governo do Amazonas informou, em nota, que parte dos feridos está sendo atendida em Manacapuru (a 68 km de Manaus). Três pessoas que tiveram ferimentos graves foram transferidas para Manaus.

O acidente
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento do acidente, que ocorreu durante a apresentação da Ciranda Flor Matizada. A agremiação encerraria as apresentações desta edição, que ocorreu na Arena do Parque do Ingá, em Manacapuru.
Nas imagens, é possível ver quando uma alegoria se desmonta no ar e cai sobre cirandeiros que estavam no centro da arena. A ponta do guindaste que sustentava a alegoria também se desprendeu e caiu.
Às 23h34 deste domingo, a Prefeitura de Manacapuru afirmou, em nota, que o Hospital Geral Lázaro Reis está preparado para atender os feridos.

“Informamos também que toda uma estrutura médica estava montada no Parque do Ingá e que os primeiros atendimentos foram feitos ainda no local”, diz um trecho da nota.
“Pedimos a colaboração de todos para que não compartilhem notícias falsas, tenhamos responsabilidade nesse momento com as famílias, amigos e simpatizantes da ciranda Flor Matizada”, finaliza a nota.
O Governo do Amazonas também se manifestou em nota. Segundo o Estado, um “guindaste/alegoria” caiu e deixou pessoas feridas. Ainda de acordo com o governo, as vítimas receberam atendimento ainda no local do acidente.
Leia a íntegra da nota do Governo do Estado, abaixo:
NOTA ACIDENTE FESTIVAL DAS CIRANDAS
O Governo do Amazonas informa que o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que reúne os órgãos de saúde e segurança que trabalham na operação montada para o 24° Festival das Cirandas de Manacapuru, acompanha o andamento de um acidente registrado na noite deste domingo (28/08), durante apresentação apresentação da Ciranda Flor Matizada, em Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus).
O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), que está no evento, fez o atendimento inicial das vítimas que ficaram feridas com a queda de um guindaste/alegoria. Até o momento, 23 pessoas precisaram de atendimento e foram encaminhadas para o Hospital de Manacapuru. Três vítimas, em situação mais grave, foram transferidas para Manaus e estão em deslocamento.
O governador do Amazonas, Wilson Lima, lamentou acidente e manifestou solidariedade às familias. Ele colocou toda a estrutura do Governo do Estado à disposição para ajudar em tudo o que for necessário e determinou o envio de mais quatro ambulâncias de suporte avançado para a cidade, para atender a eventuais necessidades das vítimas.
Em Manaus, os hospitais e pronto-socorros 28 de Agosto, Dr. Platão Araújo e João Lúcio estão em alerta para receber vítimas que forem transferidas para Manaus.
Festival de Cirandas
O Festival de Cirandas de Manacapuru é considerado o segundo maior festival folclórico do Amazonas. Três agremiações disputam o título de melhor ciranda: Flor Matizada, Guerreiros Mura e Tradicional.
Realizado anualmente, o festival estava suspenso há dois anos, por causa da pandemia.
A edição 2022 começou na sexta-feira (26/8), com a apresentação da Ciranda Guerreiros Mura. A Ciranda Tradicional se apresentou no sábado. E a Ciranda Flor Matizada encerrava as apresentações neste domingo.