Manaus, 7 de outubro de 2022

Festivais

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução Foto: Reprodução

Acidente com guindaste no Festival de Cirandas de Manacapuru deixa feridos, no AM

Acidente ocorreu durante apresentação da Flor Matizada.

Da Redação

Um acidente com um guindaste no Festival de Cirandas de Manacapuru 2022, na noite deste domingo (28/8), deixou pelos menos 23 pessoas feridas. O caso aconteceu durante a apresentação da Ciranda Flor Matizada, na última noite do evento.

O Governo do Amazonas informou, em nota, que parte dos feridos está sendo atendida em Manacapuru (a 68 km de Manaus). Três pessoas que tiveram ferimentos graves foram transferidas para Manaus.

Foto: Reprodução

O acidente

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento do acidente, que ocorreu durante a apresentação da Ciranda Flor Matizada. A agremiação encerraria as apresentações desta edição, que ocorreu na Arena do Parque do Ingá, em Manacapuru.

Nas imagens, é possível ver quando uma alegoria se desmonta no ar e cai sobre cirandeiros que estavam no centro da arena. A ponta do guindaste que sustentava a alegoria também se desprendeu e caiu.

Às 23h34 deste domingo, a Prefeitura de Manacapuru afirmou, em nota, que o Hospital Geral Lázaro Reis está preparado para atender os feridos.

Foto: Reprodução

“Informamos também que toda uma estrutura médica estava montada no Parque do Ingá e que os primeiros atendimentos foram feitos ainda no local”, diz um trecho da nota.

“Pedimos a colaboração de todos para que não compartilhem notícias falsas, tenhamos responsabilidade nesse momento com as famílias, amigos e simpatizantes da ciranda Flor Matizada”, finaliza a nota.

O Governo do Amazonas também se manifestou em nota. Segundo o Estado, um “guindaste/alegoria” caiu e deixou pessoas feridas. Ainda de acordo com o governo, as vítimas receberam atendimento ainda no local do acidente.

Leia a íntegra da nota do Governo do Estado, abaixo:

NOTA ACIDENTE FESTIVAL DAS CIRANDAS

O Governo do Amazonas informa que o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que reúne os órgãos de saúde e segurança que trabalham na operação montada para o 24° Festival das Cirandas de Manacapuru, acompanha o andamento de um acidente registrado na noite deste domingo (28/08), durante apresentação apresentação da Ciranda Flor Matizada, em Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus).

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), que está no evento, fez o atendimento inicial das vítimas que ficaram feridas com a queda de um guindaste/alegoria. Até o momento, 23 pessoas precisaram de atendimento e foram encaminhadas para o Hospital de Manacapuru. Três vítimas, em situação mais grave, foram transferidas para Manaus e estão em deslocamento.

O governador do Amazonas, Wilson Lima, lamentou acidente e manifestou solidariedade às familias. Ele colocou toda a estrutura do Governo do Estado à disposição para ajudar em tudo o que for necessário e determinou o envio de mais quatro ambulâncias de suporte avançado para a cidade, para atender a eventuais necessidades das vítimas.

Em Manaus, os hospitais e pronto-socorros 28 de Agosto, Dr. Platão Araújo e João Lúcio estão em alerta para receber vítimas que forem transferidas para Manaus.

Festival de Cirandas

O Festival de Cirandas de Manacapuru é considerado o segundo maior festival folclórico do Amazonas. Três agremiações disputam o título de melhor ciranda: Flor Matizada, Guerreiros Mura e Tradicional.

Realizado anualmente, o festival estava suspenso há dois anos, por causa da pandemia.

A edição 2022 começou na sexta-feira (26/8), com a apresentação da Ciranda Guerreiros Mura. A Ciranda Tradicional se apresentou no sábado. E a Ciranda Flor Matizada encerrava as apresentações neste domingo.

COMPARTILHE