Manaus, 26 de abril de 2024

Esportes

Foto: Lucas Figueiredo/CBF
Foto: Lucas Figueiredo/CBF Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Vai ver Brasil x Uruguai em Manaus? Confira os protocolos para o público

Principal regra é estar com esquema vacinal contra a Covid-19 completo.

Da redação

Esta quinta-feira (14/10) representa um dia histórico para o Amazonas, já que Manaus vai ser palco do primeiro jogo da seleção brasileiro com público durante a pandemia. A partida Brasil x Uruguai vai acontecer na Arena da Amazônia. Confira os protocolos para o acesso e permanência do público no local.

No dia 5 deste mês, o Governo do Amazonas divulgou as regras sanitárias e de prevenção à Covid-19 para a partida de futebol.

A principal regra para participar do jogo é estar com o esquema vacinal contra a Covid-19 completo. Isso significa que o torcedor precisar ter tomado as duas doses ou dose única para quem tomou o imunizante da Janssen.

“A segunda dose precisa ter sido aplicada, pelo menos, 15 dias antes do dia do jogo”, enfatizou o Governo do Estado, na ocasião.

A mesma regra vale para os contemplados na ‘Vacina Premiada’, campanha lançada pelo Governo do Amazonas que sorteou 3 mil ingressos do jogo.

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Protocolos sanitários

Os protocolos do Estado estão reunidos em um documento assinado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).

O documento está publicado no site da FVS-RCP e pode ser acessado no link: https://www.fvs.am.gov.br/media/publicacao/protocolo_de_saude_para_a_realizacao_do_Jogo_brasil_x_uruguai.pdf.

No arquivo, estão orientações sobre sobre as normas relacionadas à venda dos ingressos, a entrada e saída de público e trabalhadores, preparação do espaço e processos e funcionamento no dia do jogo.

O protocolo também dispõe do monitoramento dos participantes da partida de futebol durante os 14 dias seguintes ao jogo.

Todos os participantes e trabalhadores vão seguir as medidas de prevenção à Covid-19, como o uso correto da máscara de proteção individual.

Nas arquibancadas, só será permitido o consumo de alimentos industrializados. Os torcedores receberão recipiente com álcool em gel a 70% para que possam higienizar as mãos sem necessidade de deslocamento do assento.

Todos os envolvidos na organização e realização do evento serão monitorados por meio de telemonitoramento, durante 14 dias, após a realização do jogo. Esse monitoramento será realizado pela SES-AM/FVS-RCP e Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa/Manaus).

O acompanhamento e análise de dados serão realizados a partir do banco de dados gerado no cadastro da bilheteria que será repassado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), organizadora do evento.

Durante o monitoramento pós-evento, quem apresentar sintomas sugestivos de Covid-19 deverá informar imediatamente à FVS-RCP e à Semsa/Manaus e buscar atendimento médico. São considerados sintomas gripais suspeitos: dor de garganta, coriza, perda da sensibilidade do olfato e do paladar, diarréia, dor abdominal, febre, calafrios, dor muscular, cansaço e dor de cabeça.

Regras da CBF

A CBF divulgou oito passos para quem vai assistir ao jogo. Confira aqui.

Além de ter comprado os ingressos para a partida, os torcedores devem cadastrar os documentos exigidos de acordo o manual de acesso ao estádio, e realizar o credenciamento, que permitirá ao público assistir ao clássico sul-americano.

O jogo

A partida é válida pela 12ª rodada das eliminatórias da Copa do Mundo FIFA Catar 2022 e vai ocorrer na Arena da Amazônia, Zona Centro-Sul de Manaus.

O jogo será na noite desta quinta-feira (14/10), às 21h30 (20h30 local).

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!