O Ministério do Esporte analisará a inclusão do jiu-jitsu nos Jogos do BRICs, que serão sediados no Brasil em 2025.
O pedido para inclusão do esporte na competição foi feito pelo Embaixador dos Emirados Árabes Unidos, Saleh Alsuwaidi, durante audiência com o ministro do Esporte, André Fufuca.
LEIA TAMBÉM
Agenda cultural do Amazonas: confira os eventos que ocorrem de 29 de julho a 4 de agosto de 2024
O jiu-jitsu brasileiro é considerado esporte nacional nos Emirados Árabes Unidos há mais de três décadas, integrando inclusive o currículo oficial das escolas do país.
“O esporte é muito importante para o nosso país, inclusive com a participação de muitos técnicos brasileiros”, disse Alsuwaidi.
O ministro Fufuca afirmou que a pasta estudará a inclusão da modalidade na competição em 2025. “Vamos estudar a inclusão do esporte nos Jogos dos BRICS, que inclusive pode ser uma porta de entrada da modalidade nos Jogos Olímpicos”, afirmou.
JOGOS DOS BRICS
Os Jogos do BRICs é uma competição multiesportiva organizada pelos membros dos países, organização integrada, em sua composição atual, pela África do Sul, Arábia Saudita, Brasil, China, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Índia, Irã e Rússia.
Em junho, o Brasil foi anunciado como sede da próxima edição do campeonato. Pela tradição, cabe ao país que ocupa a presidência rotativa do mecanismo a organização da competição no ano em que ocupa a presidência. Este ano, os jogos foram realizados em Kazan, na Rússia.