A amazonense Isabelle Nogueira exalta o Dia Internacional dos Povos Indígenas que será celebrado nesta sexta-feira, 9 de agosto de 2024, uma data vital para reconhecer a rica diversidade cultural e histórica dos povos indígenas globalmente.
LEIA TAMBÉM
Novos projetos: Isabelle Nogueira assina contrato com a Mynd
Isabelle Nogueira, embaixadora do Festival de Parintins reforça que o dia não é apenas uma celebração, mas uma oportunidade crucial para refletir sobre os desafios enfrentados pelas comunidades indígenas e reafirma o compromisso com seus direitos e a preservação de suas culturas.
“O Dia Internacional dos Povos Indígenas é um momento para celebrarmos a riqueza e a diversidade das culturas indígenas. No Amazonas, devemos valorizar essas culturas que não só enriquecem nossa ancestralidade , mas também desempenham um papel crucial na proteção de nosso meio ambiente. É nosso dever apoiar a luta dos povos indígenas por justiça e respeito, garantindo que suas vozes sejam ouvidas e suas tradições preservadas”, frisou.
Em Manaus, capital do Amazonas, onde a presença indígena é profundamente enraizada na vida local, a importância desta data é ainda mais significativa.
A região amazônica, berço de diversas etnias indígenas, é um testemunho vivo da importância de manter vivas essas culturas e saberes tradicionais que são essenciais para a preservação do meio ambiente e da biodiversidade.
Celebrar esta data é um passo importante para fortalecer as políticas públicas que garantam os direitos dos povos indígenas e a conservação de seus territórios. É um chamado para a ação e para a construção de um futuro mais inclusivo e sustentável.
O Dia Internacional dos Povos Indígenas foi criado em 1995 pela Organização das Nações Unidas (ONU).