Manaus, 18 de abril de 2024

Entretenimento

Foto: Eliena Monteiro/PEM
Foto: Eliena Monteiro/PEM Foto: Eliena Monteiro/PEM

Fametro exalta cultura amazonense em ‘Fest Live’ com itens do Caprichoso e Garantido

O evento foi realizado na noite dessa sexta, em Manaus.

Por Eliena Monteiro e Edilene Mafra

A terceira edição do ‘Fametro Fest Live’ juntou itens dos bois Caprichoso e Garantido no mesmo palco na noite dessa sexta-feira (2/7), em Manaus. O evento, realizado pelo Centro Universitário Fametro e Faculdade Santa Teresa, busca exaltar a cultura amazonense. Confira a galeria de fotos da live, ao final.

A live contou com as presenças dos bumbás; dos levantadores de toadas do Boi Garantido, David Assayag e Sebastião Júnior; do levantador do Boi Caprichoso, Edmundo Oran; da cunhã-poranga do Caprichoso, Marciele Albuquerque; do pajé do Garantido, Adriano Paquetá, e do tripa oficial Boi Caprichoso, Alexandre Azevedo.

David Assayag, levantador de toadas no Boi Garantido, abriu as apresentações musicais do evento. Vestido de azul e vermelho, o cantor interpretou sucessos dos dois bumbás.

David Assayag abriu as apresentações musicais do evento. Foto: Eliena Monteiro/PEM

“Isso não deixa morrer a cultura. Dois anos sem festival, e esse é o terceiro evento da Fametro. A gente quer agradecer a oportunidade que dão para os artistas se manterem porque, realmente, a pandemia destruiu muita coisa”, afirmou o cantor.

“Estamos levando o Boi-Bumbá para todo o mundo através da internet e, se Deus quiser, no próximo ano, a gente vai fazer um grande Festival [de Parintins]”, completou.

Festa contou com itens oficiais dos bois Garantido e Caprichoso. Foto: Eliena Monteiro/PEM

O levantador de toadas Sebastião Júnior lembrou que a pandemia afetou os trabalhadores da cultura e do entretenimento. Ele também comemorou a retomada gradativa dos eventos.

“Ficou muito difícil para todo mundo, inclusive para os técnicos de som. Mas, agora, a gente está sentindo que as coisas estão voltando aos poucos, graças a Deus. Não foi fácil e as lives ‘salvaram’ muitas pessoas da área. A gente vem acompanhando isso diariamente. Essa luta é nossa também”, afirmou.

De acordo com o cantor, a ‘Fametro Fest Live’ valoriza a cultura e os artistas. “A Fametro está de parabéns, mais uma vez. Trouxe o boi, trouxe os itens, eu, Edmundo, David, envolveu a Marciele, Paquetá. A gente fica agradecido por esse momento único, pela valorização”, destacou.

A cunhã do Caprichoso, Marciele Albuquerque, e o pajé do Garantido, Adriano Paquetá, dançaram durante o evento.

Embaixador da Fametro, Edmundo Oran ressaltou a parceria com os artistas locais. “Fazer parte desse evento foi uma alegria muito grande, poder divulgar ainda mais o nosso Festival Folclórico de Parintins através das toadas, através da live”, disse, relembrando a saudade do festival.

Boi Garantido e dançarinos do bumbá animaram o evento. Foto: Eliena Monteiro/PEM

Homenagens

Sebastião Jr e Edmundo Oran homenagearam artistas que fizeram história no Festival de Parintins. Os dois cantaram trechos de toadas interpretadas por Kinger Araújo, Arlindo Júnior e Zezinho Corrêa – intérpretes do Boi-Bumbá que já partiram.

Sabá também lembrou a contribuição do empresário e Sandro Putnoki ao festival. Autor da toada ‘Perrechés do Brasil’, o compositor paulista morreu nessa sexta-feira (2/7), vítima de complicações da Covid-19.

O cantor Edmundo Oran cantou e dançou na live. Foto: Eliena Monteiro/PEM

Incentivo à cultura amazonense

A Fametro lançou o Fest Live em 2020, ano em que o grupo promoveu duas edições do evento. Conforme a reitora da instituição, Maria do Carmo Seffair, a live tem o propósito de levar alegria para quem está em casa.

“Nosso povo é um povo alegre e espera todos os anos pelo Festival de Parintins. Isso fez muita diferença, porque é uma forma de amenizar toda essa carga difícil que todos nós temos passado ao longo desses dois anos”, ressaltou.

A reitora da Fametro, Maria do Carmo Seffair, e o presidente do Grupo, Wellington Lins de Albuquerque. Foto: Eliena Monteiro/PEM

O evento também celebra a conclusão de mais um semestre letivo. “A Fametro tem essa ligação com Parintins, até nas cores, vermelha e azul. A gente se identifica muito. Sem falar que a gente adora ‘boi'”, destacou a reitora.

Esta edição do Fest Live foi será realizada em parceria com a Associação de Mulheres Indígenas Sateré Mawé, da etnia Sateré Mawé, originária do Baixo Rio Amazonas. O grupo de mulheres se organizou em Manaus e criou a Associação de Mulheres Indígenas.

“Por conta da pandemia, as mulheres da associação ficaram sem ter sua receita. Então, nós resolvemos contribuir de uma forma que amenizasse toda essa perda”, disse Maria do Carmo Seffair.

A reitora adiantou que a Fametro deseja que a parceria com as mulheres indígenas seja duradoura. “É uma forma de incentivar esse artesanato tão rico que nós temos aqui”, afirmou.

O grupo quer expandir a parceria para o Tropical Hotel Manaus, empreendimento adquirido pela Fametro em leilão. A ideia é disponibilizar um espaço à associação indígena. “Para divulgar mesmo o artesanato indígena no Estado”, reiterou Maria do Carmo Seffair.

Wellington Jr, diretor administrativo da Fametro, concedeu entrevista ao radialista Gustav Cervinka, que estava apresentando a live. Foto: Eliena Monteiro/PEM

Fametro em expansão

Em entrevista durante a live, o diretor administrativo da Fametro, Wellington Jr, informou em quais cidades a Fametro está presente. “A Fametro encontra-se não apenas em Manaus, mas também em outras cidades do interior e também em outros estados da Federação. Estamos no Pará, em Santarém; Boa Vista, Roraima. E também alcançando outros estados em breve”, anunciou.

Wellington Jr também destacou as atividades realizadas pela Faculdade Santa Teresa. Empresa ‘caçula’ do Grupo Fametro, a instituição começou suas operações no fim do ano de 2018. A faculdade está situada no conjunto Vieiralves, na Zona Centro-Sul de Manaus.

“A proposta [da Faculdade] é um pouco diferenciada, porque na Santa Teresa a ideia é iniciarmos com aulas práticas desde o primeiro período e com uma metodologia muito mais ativa. Assim como a Fametro, nós temos como foco a qualidade de ensino e a Santa Teresa vem só agregar a esse trabalho que é realizado pelo Grupo”, disse.

Tropical Hotel

Live foi organizada pela Fametro. Foto: Eliena Monteiro/PEM

Durante o evento, a reitora também comentou sobre as obras do Tropical Hotel Manaus. Segundo a gestora, a Fametro planeja reabrir o empreendimento em 18 meses. “Provavelmente, em fevereiro de 2023, nós estaremos reabrindo as portas do Hotel Tropical”, disse Maria do Carmo Seffair.

Confira a galeria de fotos da Fest Live:

Assista

Quem tiver interesse, pode rever a live pelo canal da Fametro no YouTube:

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!