Manaus, 14 de junho de 2024

Entretenimento

Fotos: Eliena Monteiro/PEM
Fotos: Eliena Monteiro/PEM Fotos: Eliena Monteiro/PEM

Bete Dezembro celebra retorno de eventos e planeja realizar ‘Buteco’ do Gusttavo Lima em Manaus

Empresária é proprietária da Fábrica de Eventos.

Por Eliena Monteiro e Edilene Mafra

Manaus realizou seu primeiro evento-teste na virada de sexta-feira (24/9) para sábado (25/9), com shows no Pódium da Arena da Amazônia. A proprietária da Fábrica de Eventos, Bete Dezembro, comemorou o retorno. Ao Portal Edilene Mafra, ela contou que tem planejado outros eventos para a cidade. Entre os planos está a realização do projeto ‘Buteco’, do cantor Gusttavo Lima.

Bete Dezembro lembrou que o setor de entretenimento esteve entre os mais afetados pela pandemia da Covid-19. “Acho que só Deus e a minha família sabem o quanto foi difícil passar todos esses meses sem trabalhar, sem saber quando poderia voltar, sem ter uma luz no fim do túnel. Foi muito difícil para a cadeia do entretenimento, para todas as pessoas que trabalham para o entretenimento: carregador, som, luz, banda. Isso foi muito doloroso”, disse.

A empresária ficou quase dois anos afastada das atividades. “Quem poderia me dizer que eu ficaria tanto tempo sem trabalhar, 19 meses sem dar empregos?”, refletiu.

A retomada dos shows presenciais representa um alívio, na avaliação da proprietária da Fábrica de Eventos, empresa que produziu o primeiro evento-teste de Manaus.

“Estar de volta hoje, podendo fazer um show, cumprindo os protocolos, mostrando para as autoridades e para o poder público que é possível fazer entretenimento com segurança, é uma vitória minha e uma vitória da cadeia do entretenimento”, destacou Bete.

Bete Dezembro adiantou que pretende realizar show do cantor Gusttavo Lima em Manaus. FotoS: Eliena Monteiro/PEM

Vacinação

De acordo com a empresária, a persistência dos profissionais que atuam no setor de entretenimento representou a grande conquista nesse período. “A solidariedade, a ciência, a perseverança, vão ser, na minha opinião, três pontos importantes que vão ficar guardados na minha vida, na vida da minha família e na vida de muita gente por muitos anos; talvez, séculos, porque o que a gente passou aqui ninguém imaginava”, afirmou.

Ela reforçou a defesa da ciência e destacou a necessidade da vacinação contra a Covid-19. A imunização tem sido um dos requisitos para a retomada dos eventos e reabertura gradual das atividades.

“Vacine você, vacine seu filho, vacine seu familiar, porque, além de proteger a sua vida, protege a vida dos outros e faz com que a vida volte ao normal o mais rápido possível”, disse.

Fábrica de Eventos produziu show com Tierry no Pódium da Arena da Amazônia. Foto: Eliena Monteiro/PEM

Planejamento

Durante a conversa, Bete também antecipou as novidades. “O que eu mais tenho feito na minha vida é planejar. Se eu fazia um evento atrás do outro sem ter muito tempo para planejar, imagina depois de quase dois anos planejando. Planejei tanto, que nem sei se vou dar conta de realizar tudo o que eu planejei”, destacou, rindo.

A empresária citou uma vontade pessoal dela e do cantor Gusttavo Lima, o ‘Embaixador’. “Um pedido dele, se for possível, ele gostaria de começar a retomada de shows do projeto ‘Buteco’ por Manaus. Isso depende dos resultados de hoje, dos próximos dias e depende, também, do público acreditar na vacina. Quanto mais gente imunizada, mais longe a gente vai estar desse vírus e mais perto da retomada vamos estar”, disse.

Durante a segunda onda da Covid-19 no Amazonas, o artista enviou um Boeing (avião) com cilindros de oxigênio para Manaus. “Eu participei da entrega e vi como aquele mínimo esforço dele, de coração, salvou tantas vidas naquela época de impotência em que nós estávamos”, lembrou.

Ao final da entrevista, Bete Dezembro também celebrou o retorno dos eventos presenciais. “Voltamos! Não quero mais pensar no passado, eu aprendi muito com ele, mas quero olhar pra frente e continuar trabalhando cada vez mais para trazer entretenimento de qualidade para o público de Manaus, para os amazonenses. Manaus é uma cidade que eu amo, todo mundo sabe disso. Eu acho que nessa pandemia ficou mais claro, pra mim e pra quem me conhece, o quanto essa cidade me acolheu e que essa cidade é a minha casa”, finalizou a empresária, que é natural de Santo André, São Paulo.

Edilene Mafra entrevistou o secretário Marcos Apolo Muniz e o cantor Tierry. Fotos: Eliena Monteiro/PEM

Primeiro evento-teste

O primeiro evento-teste de Manaus, realizado no Pódium da Arena da Amazônia, marcou os primeiros passos para a retomada da cadeia produtiva da cultura no Amazonas. O baiano Tierry foi a principal atração da festa.

O cantor, que esteve entre os artistas que contribuíram com doações de oxigênio para Manaus na crise da segunda onda da Covid-19, destacou a emoção de estar de volta aos palcos e agradeceu o carinho do público.

“É a primeira vez que eu venho a Manaus, e eu ser recebido dessa forma vai ficar marcado na minha história. Tanto carinho, tanto amor que Manaus deu pra mim, então, eu só tenho que agradecer e dizer que só Deus para pagar o carinho de vocês. Espero voltar aqui mais vezes, para que a gente possa lotar, vender todos os ingressos, e com fãs que não tiveram como vir desta vez”, afirmou.

A técnica em edificações Jéssica Bruce Lopes foi ao evento acompanhada de amigas. Cada cabine podia receber até nove pessoas. “É uma sensação de felicidade estar reencontrando os amigos. Vamos ter fé e esperança que esse show-teste vai dar certo e que logo, logo teremos vários eventos”, ressaltou a participante.

O Governo do Amazonas uniu diferentes secretarias para que os protocolos contra a Covid-19 fossem seguidos durante os shows. O secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, que acompanhou o evento-teste do início ao fim, afirmou que o Amazonas caminha para retomar os grandes eventos.

“Com esse evento, com o jogo do Brasil e Uruguai aqui na Arena, seguindo todos os protocolos, a gente já está muito próximo daquilo que seria ideal. Mas, para isso, precisamos chegar ao percentual adequado de vacinação, para que a gente possa, então, ter a economia da cultura, a economia do entretenimento de volta e a geração de emprego assegurada”, disse.

Confira fotos do evento-teste

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!