Manaus, 3 de julho de 2022

Eleições 2020

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução Foto: Reprodução

Disputa por vaga no segundo turno esquenta debate entre candidatos à Prefeitura de Manaus

A nove dias para pleito, clima esquenta entre David e Nicolau.

Da redação do Portal Edilene Mafra

Com Amazonino Mendes (Juntos Podemos Mais) dado como certo no segundo turno da disputa pela Prefeitura de Manaus, segundo os números divulgados pelos institutos de pesquisa locais, a briga pela segunda vaga tem esquentado nesta reta final da campanha eleitoral. O resultado disso foi refletido no debate que aconteceu nesta sexta-feira (6/11), na TV Norte.

David Almeida (Avante Manaus) e Ricardo Nicolau (Pra Voltar a Acreditar), segundo e terceiro colocados nas pesquisas eleitorais, protagonizaram o principal momento do embate.

Com o direito de direcionar uma pergunta a um dos adversários do debate, Nicolau escolheu ‘duelar’ contra David, o questionando sobre uma das propostas que o candidato do Avante apresenta à população manauara que trata sobre o ‘Fila Zero’ na saúde pública.

Nicolau perguntou acerca da origem desse plano emergencial para a saúde durante o período em que David foi governador interino. 

David respondeu afirmando que o ‘Fila Zero’ foi implantado com base no projeto de João Doria (SP) e que, com a ajuda de Nicolau (que atuava como um dos conselheiros de David na antiga Susam – Secretaria de Saúde) o tirou do papel para executá-lo no Amazonas.

Em seguida, David acusou Nicolau de tentar se apropriar de ações que não foram dele, mencionando, inclusive, as ações do Hospital de Campanha de Manaus durante o pico da pandemia de Covid-19 na cidade.

“Você tenta puxar para si aquilo que não é seu. Você foi um colaborador. Não tente bancar de herói”, disse David ao adversário, elencando o trabalho de outras empresas privadas, como o Instituto Transire, que também atuou na unidade de saúde. “Você entrou no hospital para fazer propaganda. As pessoas acreditam que você é médico, mas você não tem nem o Ensino Superior, mas você tirava foto na UTI, já mal intencionado, para fazer sua campanha”, acusou David.

Nicolau respondeu, acusando o candidato de superfaturamento em serviços da saúde e atrelando a este fato seu afastamento como conselheiro do então governador.

“Você é apoiado pelo Wilson Lima, pela estrutura da Seduc. Agora, o Arthur está lhe apoiando”, afirmou Nicolau.

Na tréplica, o candidato do Avante disse que o representante do PSD estava nervoso e que a justificativa para que ele tenha se afastado foi uma negativa que David, enquanto governador, deu para um superfaturamento sugerido por Nicolau.

Nesse momento, visivelmente incomodado com a acusação, Nicolau passou a interromper a fala de David que pediu à emissora – e conseguiu – reaver seu tempo de resposta.

O candidato do Avante aproveitou o a retomada do tempo para associar, indiretamente, a candidatura de Nicolau ao senador Omar Aziz.

“Quem é ligado com a Maus Caminhos é você, que está envolvido com quem te apoia. Quem é apoiado por quem desviou recursos da saúde é você”, acusou, voltando-se à câmera para falar que “a eleição de Nicolau existe exatamente para livrar alguém que cometeu ilícitos na saúde”.

COMPARTILHE