Manaus, 18 de julho de 2024

Elas na Ciência

Foto: David Simplício
Foto: David Simplício Foto: David Simplício

Tingimento natural com plantas e solos amazônicos é tema do quarto episódio do podcast ‘Elas na Ciência’

Bate-papo desta edição é com a pesquisadora Fernanda Tunes Villani.

Com informações da assessoria

Tingimento natural com plantas e solos amazônicos é tema do quarto episódio do podcast  ‘Elas na Ciência’, que está disponível nas plataformas digitais do projeto e do Portal Edilene Mafra. O bate-papo é com a pesquisadora Fernanda Tunes Villani, do Instituto Federal do Amazonas (Ifam- Campus Manaus). 

Com 32 minutos de duração, o episódio conta com a apresentação das pesquisadoras Inara Regina Costa e Edilene Mafra.

O projeto ‘Elas na Ciência’ tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do edital do ‘Programa Empreendedorismo Feminino’. 

Foto: David Simplício

QUARTO  EPISÓDIO

No quarto episódio, a entrevistada é a doutora Fernanda Tunes Villani, pesquisadora do Instituto Federal do Amazonas (Ifam- Campus Manaus). Ela atua nas áreas de Química Geral, Analítica e Físico-Química, nas quais desenvolve atividades de Pesquisa e Extensão, orientando alunos dos cursos superiores e de ensino médio.

Atualmente, realiza uma pesquisa envolvendo o tingimento natural com plantas e solos amazônicos em paredes e tecidos. Fernanda Villani destaca os desafios de ser pesquisadora na Amazônia.

“Fazer ciência na Amazônia não é fácil por conta da complexidade da logística, embora tenha essa biodiversidade natural. Mas é muito gostoso e gratificante trabalhar com uma biodiversidade dessa natureza e com pessoas comprometidas a ensinar e incentivar a outras mulheres serem pesquisadoras. É uma honra participar de um projeto que divulga pesquisas de mulheres cientistas no Amazonas”, afirma.  

No podcast, a entrevista é baseada nos estudos da pesquisadora e no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 12 – ‘Consumo e produção responsáveis’.

ESTREIA

O quarto episódio está disponível a partir desta quinta-feira, 28 de março de 2024, no canal no Youtube (Podcast Elas Na Ciência – YouTube), em uma seção especial no Portal Edilene Mafra (edilenemafra.com), e no Spotify (https://spotify.link/n9mv0HlXfIb).

Outras informações sobre o projeto podem ser obtidas no Instagram (@elasnacienciapodcast).

PROJETO ‘ELAS NA CIÊNCIA’ 

O projeto ‘Elas na Ciência – Pesquisadoras e Empreendedoras conectadas pela Ciência e Tecnologia na Amazônia’ aborda os perfis das pesquisadoras que se destacam no Amazonas, relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Ao todo serão exibidos 10 episódios, a serem lançados até agosto de 2024.

O ‘Elas na Ciência’ é realizado em parceria com o Portal Edilene Mafra, plataforma especializada em cultura amazônica, que disponibilizará o conteúdo multimídia do projeto. A equipe ainda é composta pelas pesquisadoras Cristiane Barbosa, Manuella Dantas e Mayane Batista, responsáveis pela pesquisa e produção dos podcasts.

APRESENTADORAS

Inara Regina Costa, coordenadora do projeto, é graduada em Relações Públicas (Ufam), tem mestrado em Engenharia de Produção (Ufam) e doutorado em Administração (UFMG). Atua como professora na Faculdade de Informação e Comunicação (FIC/Ufam) e desenvolve pesquisas nas áreas de Comunicação Pública da Ciência e Comunicação Organizacional.

Edilene Mafra, empreendedora parceira no projeto, é graduada em Jornalismo (Ufam) e Rádio e TV (Uninorte), tem mestrado em Ciências da Comunicação (Ufam) e doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia (Ufam). Atua como diretora-executiva no portal homônimo, professora de Jornalismo (FIC/Ufam) e apresentadora na CBN Amazônia (Manaus).

FICHA TÉCNICA 

  • Pesquisa: Cristiane de Lima Barbosa e Manuella Dantas 
  • Produção e roteiro: Mayane Batista
  • Cinegrafia e edição de imagens:  Andrew Dantas
  • Câmera de estúdio: David Simplício 
  • Direção de TV: André Serra
  • Direção: Edilene Mafra 
  • Coordenação geral: Inara Regina Costa 
  • Estúdio de transmissão: Amazon Livestream

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!