Manaus, 18 de julho de 2024

Elas na Ciência

Foto: Klinger Almeida
Foto: Klinger Almeida Foto: Klinger Almeida

Estreia na web: podcast ‘Elas na Ciência’ apresenta trajetórias de cientistas amazonenses

Primeiro episódio traz um bate-papo com a doutora Iraildes Caldas Torres.

Com informações da assessoria

O podcast ‘Elas na Ciência‘ apresenta histórias de mulheres cientistas amazonenses em 10 episódios, que serão exibidos até agosto de 2024. A estreia ocorre nesta quarta-feira, 31 de janeiro de 2024, nas plataformas digitais do projeto e do Portal Edilene Mafra.

O primeiro episódio traz uma conversa sobre a vida e a carreira da doutora Iraildes Caldas Torres, pesquisadora que é referência em estudos sobre Gênero.

Os episódios têm formato de bate-papo, com duração de 30 minutos, e contam com a apresentação das pesquisadoras e professoras Inara Costa e Edilene Mafra. O projeto tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do edital do ‘Programa Empreendedorismo Feminino’.

Edilene Mafra, Iraildes Caldas e Inara Costa. Foto: Klinger Almeida

PROJETO ‘ELAS NA CIÊNCIA’

O projeto ‘Elas na Ciência – Pesquisadoras e Empreendedoras conectadas pela Ciência e Tecnologia na Amazônia’ aborda os perfis das pesquisadoras que se destacam no Amazonas, baseados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Ao todo serão exibidos 10 episódios, a serem lançados até agosto de 2024, além de duas edições especiais.

A coordenadora do ‘Elas na Ciência’, Inara Costa, destaca a inovação do projeto e como surgiu a ideia de associar aos ODSs da Organização das Nações Unidas (ONU).

“A proposta é divulgar pesquisas científicas desenvolvidas na Amazônia que estão alinhadas aos ODSs, dando maior visibilidade para o trabalho das mulheres cientistas. Para isso o podcast foi a melhor alternativa por ser de baixo custo, de grande alcance na internet, num formato de uma conversa descontraída”, afirma.

Edilene Mafra, parceira no projeto, comemora a criação de um espaço na mídia para que o público conheça as pesquisadoras que contribuem com o desenvolvimento da Ciência na Amazônia.

“A gente que está mais perto da universidade tem noção do nível intelectual e profissional das pesquisadoras do Amazonas, e com o Podcast Elas na Ciência, o público também terá uma ótima oportunidade conhecer essas mulheres brilhantes e se inspirar com suas histórias de vida”, reforça.

Mayane Batista, Manuella Dantas, Edilene Mafra e Inara Costa. Foto: David Simplício

O ‘Elas na Ciência’ é realizado em parceria com o Portal Edilene Mafra, plataforma especializada em cultura amazônica, que disponibilizará o conteúdo multimídia do projeto. A equipe ainda é composta pelas pesquisadoras Cristiane Barbosa, Manuella Dantas e Mayane Batista, que assinam a pesquisa e a produção dos podcasts.

PRIMEIRO EPISÓDIO

No primeiro episódio, a entrevistada é a doutora Iraildes Caldas Torres, professora titular da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A pesquisadora é conhecida pelos estudos em ‘Gênero’, ‘Manifestações Simbólicas’, ‘Movimentos e Práticas Sociais na Amazônia’.

Durante a entrevista, são abordadas temáticas relacionadas aos ODSs: 5 – Gênero e Igualdade, 7 – Energia Renováveis e 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis. Iraildes Caldas conta detalhes sobre o início da carreira como pesquisadora e incentiva outras mulheres a realizarem pesquisas na Amazônia.

Os episódios vão ficar disponíveis no canal no Youtube (https://www.youtube.com/@PodcastElasNaCiencia), em uma seção especial no Portal Edilene Mafra (edilenemafra.com) e no Spotify (https://spotify.link/n9mv0HlXfIb).

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas no Instagram (@elasnacienciapodcast).

APRESENTADORAS

Inara Regina Costa, coordenadora do projeto, é graduada em Relações Públicas (Ufam), tem mestrado em Engenharia de Produção (Ufam) e doutorado em Administração (UFMG). Atua como professora na Faculdade de Informação e Comunicação (FIC/Ufam) e desenvolve pesquisas nas áreas de Comunicação Pública da Ciência e Comunicação Organizacional.

Edilene Mafra, parceira no projeto, é graduada em Jornalismo (Ufam) e Rádio e TV (Uninorte), tem mestrado em Ciências da Comunicação (Ufam) e doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia (Ufam). Atua como diretora executiva no portal homônimo, professora de Jornalismo (FIC/Ufam) e apresentadora na CBN Amazônia (Manaus).

SERVIÇO

O que: Estreia do podcast ‘Elas na Ciência’
Quando: hoje, quarta-feira, 31 de janeiro de 2024
Horário: a partir das 17h
Onde: no Youtube (https://www.youtube.com/@PodcastElasNaCiencia), em uma seção especial no Portal Edilene Mafra (edilenemafra.com) e no Spotify (https://spotify.link/n9mv0HlXfIb).

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!