Manaus, 12 de julho de 2024

Cultura

Foto: Michael Dantas/SEC
Foto: Michael Dantas/SEC Foto: Michael Dantas/SEC

Amazonas ganha Feira de Economia Criativa no Povos da Amazônia, em Manaus

A Feira de Economia Criativa será aberta neste domingo (14/11).

Com informações da assessoria

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, lança, neste domingo (14/11), o ‘Povos Criativos: Feira de Economia Criativa – Edição de Natal‘. A primeira edição do projeto conta com 40 expositores em dez segmentos, das 9h às 17h, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia. A feira vai funcionar aos domingos até o dia 19 de dezembro. O acesso gratuito.

A iniciativa faz parte do programa +Cultura, um pacote de ações voltadas à cultura e à economia criativa anunciado pelo governador Wilson Lima. Segundo o titular da pasta, Marcos Apolo Muniz, trata-se de um espaço para empreendedores criativos de diversas áreas, para impulsionar o mercado.

“A nossa proposta é oferecer oportunidade para que as pessoas possam ter acesso ao mercado novamente e garantam renda para o final do ano, especialmente neste momento de retomada”, afirma o secretário.

A feira vai ocorrer no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, com acesso gratuito. Foto: Michael Dantas/SEC

Programação

O diretor de Economia Criativa da pasta, Turenko Beça, explica que a feira criativa vai funcionar aos domingos até o dia 19 de dezembro. Ele destaca que a cartela de segmentos é composta de itens de antiquário, gastronomia, sebo, artesanato, elementos indígenas, escola de arte, design gráfico, design de moda e games, além de atrações culturais.

“Estamos em parceria com a Organização Internacional para as Migrações, OIM, e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae, que, promovem a Feira Internacional de Empreendedores, a FIE, para palestras e mesas-redondas sobre diferentes aspectos da Economia Criativa”, comenta o diretor.

Na programação também vai haver exibição do filme ‘Tainá’, no Cine Silvino Santos. Foto: Michael Dantas

No domingo (14/11), a programação começa às 7h, com o Café Criativo, que tem assinatura da Rota dos Chefs. Às 9h, o DJ Marcinho Lira assume as picapes do evento, no mesmo horário que inicia as atividades recreativas para crianças.

Às 10h e às 14h tem visita mediada no Museu do Homem do Norte. Às 14h e às 15h30 tem ainda exibição do filme ‘Tainá’, no Cine Silvino Santos.

A última atração do dia está marcada para 15h, com o show da banda Cateto da Toada.

A banda Cateto da Toada realizará um show no domingo (14/11). Foto: Divulgação

Debates

Às 9h30 tem a mesa-redonda ‘Economia Criativa, sustentabilidade e desenvolvimento no Amazonas’, com a participação de Cristine Rescarolli, supervisora da Coordenadoria Cidades Sustentáveis da FAS, coordenadora da Virada Sustentável e Feira da FAZ; Fábio Souza, coordenador do projeto Turismo Transforma e representante do Sebrae Amazonas; Simeão Anhape Bezerra, Presidente da Nov’Art e representante da Fundação Almerinda Malaquias.

A mediação é de Rozana Trilha, presidente da Associação Zagaia Amazônia e representante do marketplace Jirau da Amazônia.

Às 11h acontece a palestra ‘Design e Artesanato: a sustentabilidade no processo criativo’, com um representante da Associação Zagaia Amazônia.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!