Manaus, 1 de julho de 2022

Editais

Foto: Valter Calheiros/Musa
Foto: Valter Calheiros/Musa Foto: Valter Calheiros/Musa

Museu Goeldi inscreve para doutorado e mestrado em Biodiversidade e Evolução

As inscrições devem ser feitas até o dia 26 de fevereiro.

Da redação

O Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Evolução (PPGBE), primeiro programa exclusivo do Museu Paraense Emílio Goeldi, divulgou editais para formação de turmas de doutorado e mestrado. As inscrições devem ser feitas até o dia 26 de fevereiro. Os cursos terão início no dia 5 de abril de 2021.

Conforme informações do museu, os candidatos concorrerão a 12 vagas de Mestrado e Doutorado, respectivamente.

Entre as 12 vagas ofertadas para cada turma, 8 serão destinadas para ampla concorrência, 01 vaga para pessoas negras (pretas e pardas), 01 vaga para pessoas indígenas, 01 vaga para pessoas de comunidades tradicionais e 01 vaga para candidatos de países amazônicos.

Doutorado

No ato da inscrição, os candidatos devem encaminhar os documentos, descritos no edital, para o endereço eletrônico: [email protected]. É necessário o envio do formulário de inscrição, da cópia do diploma de Mestrado ou Ata de Homologação da Dissertação, cópia de um documento de identificação com foto, Curricullum Vitae, documento comprobatório de proficiência em língua inglesa, Cópia de um ou mais artigos publicados ou comprovantes de artigos aceitos para publicação referentes a 2018, 2019 ou 2020 em periódico científico indexado com Qualis-Referência da CAPES, projeto de pesquisa, carta de aceite e declaração indicando expressamente se o candidato se enquadra e pretende concorrer a vagas destinadas ao percentual de cotas.

As vagas que não forem preenchidas por cotistas serão ocupadas por candidatos inscritos na ampla concorrência.

O processo seletivo será analisado por uma Comissão Avaliadora, constituída por três docentes titulares e um membro suplente do programa. A escolha dos doutorandos será realizada por base na avaliação da análise do projeto de pesquisa, do curriculum vitae e da entrevista.

O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 29 de março no site museu-goeldi.br e na secretaria do PPGBE.

Mestrado

Para concorrer às 12 vagas ofertadas, os candidatos deverão anexar todos os documentos, em formato PDF, no formulário de inscrição, disponível no Anexo I do edital.

Entre os documentos exigidos estão: formulário de inscrição, cópia do Diploma de Graduação ou Atestado de Conclusão de Curso na área de Ciências Biológicas ou afins, documento oficial de identificação com foto, formulário de Pontuação do Currículo, formulário da Carta de recomendação a ser preenchido por um pesquisador/docente interno ou externo ao programa, formulário da Carta de intenção e a declaração indicando expressamente se o candidato se enquadra e pretende concorrer a vagas destinadas ao percentual de cotas.

A seleção será realizada em quatro etapas: homologação das inscrições, avaliação das cartas de intenção do candidato e a carta de recomendação, prova de conhecimento, entrevista e proficiência em inglês.

O resultado final será divulgado no dia 29 de março, e estará disponível no site do PPGBE e na secretaria do programa.

PPGBE

A Pós-Graduação em Biodiversidade e Evolução foi o primeiro programa de pós-graduação criado e coordenado unicamente pelo Museu Goeldi. O PPGBE começou com a intenção de estudar e gerar informações científicas sobre a Biodiversidade da Amazônia.

Seu objetivo é formar mestres e doutores com conhecimento teórico e prático a respeito dos padrões evolutivos da biota e dos processos biológicos em ecossistemas tropicais.

Confira o edital para o doutorado.

Confira o edital para o mestrado.

COMPARTILHE