Manaus, 16 de agosto de 2022

Editais

Foto: Grupo Editorial Global/Reprodução/YouTube
Foto: Grupo Editorial Global/Reprodução/YouTube Foto: Grupo Editorial Global/Reprodução/YouTube

Edital que homenageia Thiago de Mello abre consulta pública para artistas de Manaus

Interessados podem enviar contribuições para edital até sábado.

Da redação

A Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) vai lançar um edital que homenageia o poeta Thiago de Mello. A instituição abriu uma consulta pública para artistas de Manaus.

A minuta da consulta pública do “Concurso Prêmio Manaus 2022 – Thiago de Mello” e os formulários de inscrição do edital estão disponíveis no site manauscult.manaus.am.gov.br.

Os interessados deverão encaminhar as contribuições, propostas e manifestações para modificações do edital até sábado (30/7), ao e-mail [email protected].

Thiago de Mello foi um poeta amazonense de renome internacional. Foto: Grupo Editorial Global/Reprodução/YouTube

Os objetivos da consulta pública são:

  • apresentar e debater melhorias para os editais de fomento à cultura;
  • potencializar as atividades culturais e ampliar as políticas públicas para novas expressões artístico-culturais.

O novo edital de cultura é dividido para artistas e profissionais da cultura e para novos talentos.

No Edital Thiago de Mello, artistas e profissionais da cultura têm dotação orçamentária de R$ 1,6 milhão e premiação de até 55 projetos culturais, nos nove segmentos artísticos: artes visuais, audiovisual, circo, dança, hip-hop, literatura, tradições culturais, teatro e música. Poderão participar desse edital pessoas físicas ou jurídicas, com trajetória documentada e que já tenham realizado, no mínimo, duas produções na área da cultura e que estejam comprovadas em portfólio.

Já o Edital Thiago de Mello – Novos Talentos tem dotação orçamentária de R$ 400 mil e irá premiar até 88 projetos culturais de novos talentos da cultura, nos nove segmentos artísticos: artes visuais, audiovisual, circo, dança, hip-hop, literatura, tradições culturais, teatro e música.

Poderão participar do edital artistas e profissionais da cultura, pessoa física ou jurídica, cujo desenvolvimento de sua trajetória seja emergente e que já tenham realizado, no mínimo, uma produção na área da cultura.

Os projetos deverão ser realizados no município de Manaus, incluindo aqueles que visam à promoção de formação dos artistas e produtores culturais manauenses. Todas as atividades decorrentes da realização dos projetos contemplados no edital deverão ser oferecidas gratuitamente à população.

Homenagem

O novo edital de apoio à classe artística leva o nome do poeta amazonense Amadeu Thiago de Mello. Nascido em Barreirinha, o artista conquistou reconhecimento nacional e internacional, tornando-se um dos mais expressivos poetas contemporâneos do país. É autor de livros reconhecidos mundialmente, como “Faz escuro, mas eu canto”, “Silêncio e palavra”, “Manaus, amor e memória”, entre outros.

Além de escritor, exerceu o jornalismo e serviu no Itamaraty como adido cultural no Chile, onde cultivou uma grande amizade com Pablo Neruda e Salvador Allende.

O Museu da Cidade de Manaus (Muma), localizado no centro histórico, possui uma exposição permanente em homenagem ao poeta. Amadeu Thiago de Mello faleceu no dia 14 de janeiro de 2022, aos 95 anos, de causas naturais.

COMPARTILHE