Manaus, 4 de maio de 2024

Dança

Foto: SEC/AM
Foto: SEC/AM Foto: SEC/AM

Corpo de Dança do Amazonas apresenta turnê nacional

Turnê passará por Fortaleza, Brasília e Curitiba.

Com informações da assessoria

O Corpo de Dança do Amazonas (CDA) vai apresentar nova turnê nacional a partir desta quinta-feira, 15 de fevereiro. A companhia encena três espetáculos em três cidades diferentes do país. Confira a agenda.

A companhia estatal passa pelas cidades de Fortaleza, no Ceará, Brasília, no Distrito Federal, e Curitiba, no Estado do Paraná.

O elenco amazonense vai encenar os espetáculos:

  • ‘Rios Voadores’, de Rosa Antuña;
  • ‘TA – Sobre ser grande’, de Mário Nascimento
  • ‘Caput – Art 5’, de Jorge Garcia.

Todos os espetáculos da turnê foram selecionados no Edital Programa de Ocupação Caixa Cultural 2023/2024.

Foto: SEC/AM

CORPO DE DANÇA DO AMAZONAS

Aos 25 anos de atuação, o CDA acumula premiações, se destacando no cenário da dança contemporânea em palcos no Brasil e no exterior.

“São vários prêmios conquistados pelo CDA nesses 25 anos, que refletem não só a excelência com foco no trabalho artístico, mas sim de cunho social, de difusão da cultura amazonense, de cunho político que procuro trazer a temática que envolve a Amazônia, a cultura dos povos originários, que são os legítimos protetores da floresta”, afirma o diretor artístico do CDA, Mário Nascimento.

Foto: Michael Dantas/SEC-AM

Ainda de acordo com Mário Nascimento, a musicalidade latente do Amazonas é uma característica singular da companhia. “Considero o corpo de dança, verdadeiramente contemporâneo. Os bailarinos têm uma maneira de dançar e encontram muita facilidade, por conta da musicalidade, do folclore que traz um movimento autêntico. Temos um elenco poderoso”, revela o diretor.

O Corpo de Dança do Amazonas é um dos sete corpos artísticos do Governo do Estado, administrado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa. São 24 bailarinos, sendo 95% do elenco formado por amazonenses.

Foto: SEC/AM

DNA AMAZÔNICO

Um exemplo da versatilidade dos bailarinos do CDA, pode ser confirmado com a performance de Cléia Santos, na comissão de frente da Acadêmicos do Salgueiro, no Carnaval do Rio de Janeiro. Ocupando posição de destaque, a bailarina amazonense representou os povos Yanomami.

Ainda em êxtase da apresentação, ela reconhece a importância do corpo artístico. “Fazer parte do CDA é um prazer, é um privilégio. Enquanto bailarina, dançar com artistas que estão até hoje e que assisti lá no primeiro espetáculo é de uma grandiosidade muito forte. O CDA tem influência na minha trajetória desde os princípios. Quando pude assisti-los no palco do Teatro Amazonas, comecei, de fato, a querer seguir carreira de bailarina”, revela Cléia.

AGENDA

  • CAIXA CULTURAL FORTALEZA

Rios Voadores
quinta e sexta-feira (15 e 16), às 20h

TA – Sobre ser grande
sábado, 17 de fevereiro, às 20h
domingo, 18 de fevereiro, às 19h

  • CAIXA CULTURAL BRASÍLIA

Rios Voadores
23 de fevereiro, às 20h

TA – Sobre ser grande
24 de fevereiro, às 20h
25 de fevereiro, às 10h

  • CAIXA CULTURAL CURITIBA

Rios Voadores
29 de fevereiro e 1° de março, às 20h

Caput – Art. 5
2 de março, às 20h
3 de março, às 19h

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!