Manaus, 4 de maio de 2024

Dança

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Coreógrafo amazonense Wilson Júnior será consultor de arte e danças na Bahia

Wilson Júnior terá a missão de definir estratégias e novas metodologias.

Com informações da assessoria

O coreógrafo amazonense Wilson Júnior, fundador da Instituição Cultural Arte Sem Fronteiras, assumiu o cargo de consultor de arte e danças populares da quadrilha junina Capelinha de Salvador (BA), para a temporada de 2024.

Ele estará junto de grandes nomes do meio junino da Bahia como: Taís Brandão, Adilson Fiúza, Aline Silva, Ana Rita Abreu, Augusto Reis, Flávio Cerqueira, Orleans Pereira, Valdecy Luiza e Vagner Castor.

Wilson Júnior terá a missão de definir estratégias e novas metodologias voltadas à cultura popular para o corpo de coreógrafos da quadrilha junina.

“Estou forte e motivado para este novo processo e muito encantado, sempre acompanhei pela TV as atuações da Junina Capelinha, agora em Salvador vou poder estar junto e acompanhar todo este processo grandioso. A palavra é romper fronteiras e unir culturas ‘trocar’ conhecimentos e encantar o público com atuações artísticas e movimentações ricas unindo o Norte e Nordeste”, disse.

Wilson Júnior. Foto: Divulgação

CAPELINHA DA BAHIA

A quadrilha junina Capelinha é uma das grandes campeãs da Bahia e considerada uma potência no Nordeste.

Tem como resultados o campeonato do Nordestão, TV Bahia e um vice campeonato no Festival Globo do Nordeste, entre outros grandes títulos.

Para 2024, a quadrilha vem com um tema regionalista proposta essa que será apresentada ao público dia 20 de abril, em um grande evento, a junina promete uma apresentação digna de campeã.

WILSON JÚNIOR

Wilson Júnior é formado em Dança pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). E atualmente faz mestrado na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Em Manaus, o artista trabalhou com a quadrilha junina Brotinhos de Petrópolis como coreógrafo, em 2022, e na Junina 7 Queda na Roça, em 2023, como diretor de arte. Além disso, Wilson trabalhou na Junina Aparecida de Urucará, no interior do Amazonas.

Wilson Júnior vem representando o Amazonas com grandes trabalhos de projeção da cultura popular do norte do Brasil em seu currículo trás apresentações construídas para os festivais Toronto Brazilfest no Canadá, Festival da cultura brasileira na Áustria e participação como professor de oficinas de dança no Internacional Samba Congress de Los Angeles (EUA).

O artista conquistou premiação no Festival de Dança de Joinville (SC) na categoria Danças Populares e desenvolve uma pesquisa profunda das danças populares do Norte do Brasil, além de ser o atual coreógrafo da Associação Folclórica Boi Bumbá Garantido e membro do Cioff (Conselho Internacional de Organizações de Festivais de Folclore e Artes Tradicionais).

Além disso, ele soma participações no Festival Folclórico de Parintins, pelo Boi Caprichoso como coreógrafo, o Festival de Dança do Amazonas e participou de várias apresentações ao lado de artistas amazonenses, como James Rios, Márcia Siqueira, Klinger Araújo (In Memorian), Encanto Vermelho e Paulinho Faria (In Memoriam), Márcia Novo, Zezinho Correa (In Memoriam), Lucilene Castro e David Assayag.

O artista também vem desenvolvendo a Oficina Boi de Quilombo trabalho este voltado a cultura popular que conquistou o Nordeste passando por cidades como Fortaleza (CE), Maracanaú (CE), Cidade do Panamá, no Panamá, e Salvador (BA).

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!