Manaus, 5 de julho de 2022

Dança

Mara Pacheco. Foto: Divulgação
Mara Pacheco. Foto: Divulgação Mara Pacheco. Foto: Divulgação

Artistas amazonenses são destaque no ‘Sexta Que Dança’

Nesta sexta, holofotes são para Mara Pacheco.

Da redação

O projeto artístico ‘Sexta Que Dança’ está prestigiando artistas do Amazonas. Nesta sexta-feira (11/12), os holofotes são para Mara Pacheco, artista e professora amazonense.

O tema da apresentação é ‘Ser Terra’. “’Ser terra é a manifestação personificada da terra em transformação, é a conexão entre a natureza e o corpo. A percepção e o sentir de um nascer, de ser, de estar, em contato com a natureza e tudo o que certa a humanidade”, destacou Pacheco.

O ‘Sexta Que Dança’ também contará com uma programação gratuita, com oficinas, mostra de vídeodanças, palestras e mesas de diálogo com renomados profissionais da dança. As inscrições para as atividades estão disponíveis no link https://linktr.ee/sextaqdanca.

Toda a programação terá tradução em libras e audiodescrição.

O ‘Sexta Que Dança – Intercambiando’ tem direção geral de Francis Baiardi, direção artística de Dimas Mendonça, coordenação de produção de Rosana Brito Baré, coordenação pedagógica de Cléia Alves, edição coreográfica de Osvaldo Rosa, assistência de produção por Geovane Carvalho, Magno Fr’esil e Inês Corsino, interpretação de libras e audiodescrição por Larissa Dantas e Raina Nascimento, audiodescrição por Mário Célio e realização de Francis Baiardi.

Tiago Gambogi. Foto: Sheradon Dublin/Divulgação

Internacional

Priscila Patta (MG) também apresenta a oficina ‘Corpo – Onda – De Volta Para Casa’, com uma leitura criativa sobre a atual condição de isolamento social como estratégia para construir um caminho possível de volta para casa (corpo), de modo a encontrar segurança e prazer em se expressar de formas criativas e autônomas.

Tiago Gambogi (UK/BR) comanda uma palestra com tema ‘Dança, Teatro e Artivismo em um Planeta de Transformação’, ainda nesta sexta.

‘Como as questões ambientais e a crise climática podem ser investigadas pela dança e o teatro?’ A partir dessa pergunta, Tiago Gambogi oferece uma palestra sobre os últimos dez anos de trajetória.

O ‘Sexta Que Dança’’ é realizado com apoio do Concurso-Prêmio Manaus Conexões Culturais 2020 – Dança – Lei Aldir Blanc, promovido pela Prefeitura de Manaus e pelo governo federal.

A primeira edição do ‘Sexta Que Dança’ ocorreu em 2016. O objetivo da diretora geral, Francis Baiardi, é reconhecer os talentos regionais. A iniciativa expandiu para o espaço internacional.

Confira a programação

9h – Palestra ‘Dança Negra e Ancestralidade’, de Marilza Oliveira (BA)

14h – Oficina ‘Corpo – Onda – De Volta Para Casa’, de Priscila Patta (MG)

16h – Palestra ‘Dança, Teatro e Artivismo em um Planeta de Transformação’, de Tiago Gambogi (UK/BR)

18h18 – Apresentações artísticas de Mara Pacheco (AM) e Alan Panteón (AR)

COMPARTILHE