Manaus, 20 de setembro de 2021

Cultura

Foto: Michael Dantas/SEC
Foto: Michael Dantas/SEC Foto: Michael Dantas/SEC

Teatro Amazonas abre agendamentos para segunda quinzena de setembro

A maioria dos eventos tem acesso gratuito.

Com informações da assessoria

O Teatro Amazonas abre os agendamentos para a segunda quinzena de setembro a partir das 14h desta terça-feira (14/9). A programação do período destaca apresentações dos Corpos Artísticos do Estado e estreia de espetáculo do Grupo Experimental de Teatro do Liceu. A maioria dos eventos tem acesso gratuito.

O agendamento pode ser feito no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br) e no site Teatro Amazonas (teatroamazonas.com.br). Confira o link direto para o agendamento: https://sistemas.cultura.am.gov.br/sigec/agendamentoEspacos/create.

Filarmônica está entre os grupos que vão se apresentar. Foto: Michael Dantas/SEC

Carteira de vacinação é obrigatória

De acordo com o Decreto n° 44.542, do Governo do Estado, o público deve apresentar a carteira de vacinação na entrada do Teatro Amazonas.

O equipamento cultural está funcionando com 75% da capacidade do salão de espetáculos, e os assentos na plateia e nas frisas são intercalados para manter o distanciamento.

O patrimônio histórico passou por sanitização e também adotou os protocolos de segurança contra a Covid-19, como o uso obrigatório de máscara, aferição de temperatura e álcool em gel em pontos estratégicos.

Confira a agenda:

Quinta-feira (16/9), às 20h

A Amazonas Filarmônica sobe ao palco do Teatro Amazonas, com o concerto de ‘Brahms, Serenata n.1’ e as obras dos compositores Johannes Brahms e Antonín Dvorák adaptadas para noneto. A apresentação vai contar com os músicos Tatiana Gerassimova (flauta), Hristo Ganev (oboé), Vadim Ivanov (clarinete), Alexandre Mourzitch (fagote), Assen Anguelov (trompa), Nikolay Mutafchiev (violino), Vladimir Rusev (viola), Adriana Velikova (violoncelo) e Miroslava Krastanova (contrabaixo).

Sexta-feira (17/9), às 20h

O Grupo Experimental de Teatro do Claudio Santoro apresenta ‘Corpo/Sentimento: Bombardeio de 1910’, que narra a história do dia 8 de outubro de 1910, quando Manaus sofreu um bombardeio de tropas federais. O trabalho é desenvolvido por meio da construção corpórea das personagens interpretadas pelos atores e atrizes, que exploram sentimentos com expressões e sonoridades ao demonstrar a realidade do fato histórico.

Sábado (18/9), às 20h, e domingo (19/9), às 19h

O espetáculo de dança “O Sagrado Feminino” traz, como plano principal, a mulher negra, consagrando cada momento como processo de evolução e interpretados a partir da dança moderna e neoclássica em conjunto com tambores africanos. Os ingressos estão à venda por R$ 100 (inteira) para plateia e frisas, e R$ 80 (inteira) para 1°, 2° e 3° pavimentos.

Dia 21/9 (terça-feira), às 20h

Com o espetáculo “Dançando Nossos Compositores”, o Balé Folclórico do Amazonas faz um resgate de lembranças do povo amazonense, com composições de artistas locais que descrevem de forma lírica, o sentimento, a audácia, o caráter e o temperamento do nosso povo. Entre os compositores, estão confirmadas obras de Celdo Braga, Arnaldo Rabello e Armando de Paula.

Dia 23/9 (quinta-feira), às 20h

Em comemoração ao aniversário de 50 anos da TV Encontro das Águas, a Amazonas Filarmônica, com regência de Luiz Fernando Malheiro, apresenta o concerto “Masques et Bergamasques/Schubert, Sinfonia 3”, com as obras “Masques et Bergamasques”, do compositor Gabriel Fauré (1919), e “Sinfonia n.3 em ré maior”, de Franz Schubert (1815).

Dia 26/9 (domingo), às 19h

A Orquestra de Câmara do Amazonas, o Coral do Amazonas e o Corpo de Dança do Amazonas comandam mais uma noite de comemoração ao aniversário de 50 anos da TV Encontro das Águas, com repertório composto por nomes como Mozart, Vivaldi e Tchaikovsky.

Dia 28/9 (terça-feira), às 20h

A Orquestra de Violões do Amazonas entra em cena com o show “Encontro das Águas”, que conta com a participação do Balé Folclórico do Amazonas, também para celebrar o aniversário de 50 anos da TV Encontro das Águas. A proposta traz a mistura e o encontro da música e dança numa alusão ao Rio Negro e o Rio Solimões. Entre as composições estão “Igapó”, de Sebastião Tapajós, e “Balé das Folhas”, de Clénio Diniz.

Dia 30/9 (quinta-feira), às 20h

A Amazonas Filarmônica apresenta o concerto “Mendelssohn, Sinfonia n.4 ‘Italiana’”, com regência do maestro Marcelo de Jesus. O repertório conta com a obra “As bodas de Fígaro” (1786), do maestro austríaco Wolfgang Amadeus Mozart, e a “Sinfonia n.4 em lá maior (1833)”, de Felix Mendelssohn.

COMPARTILHE