Manaus, 18 de julho de 2024

Cultura

Foto: Marinho Ramos/Semcom
Foto: Marinho Ramos/Semcom Foto: Marinho Ramos/Semcom

PUC-SP realiza evento sobre cultura amazônica com participação de escritores do AM

Evento será em formato online e ocorre na quinta-feira (23/9).

Da redação

A Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) vai realizar o ‘II Colóquio: Amazônia/Brasil’, na quinta-feira (23/9), em São Paulo (SP). Em formato online, a edição tem como tema ‘Amazônia-Cultura e Imaginário’. O evento vai contar com a presença de escritores e pesquisadores do Amazonas.

As inscrições para quem tem interesse em acompanhar a programação estão abertas, e podem ser feitas pelo link: https://inscricaoposlclpucsp.wordpress.com.

O colóquio é realizado em parceria com a Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). O Governo do Estado também é parceiro e está apoiando por meio da Secretaria de Cultura e Economia do Amazonas (SEC-AM).

O prefeito de Manaus, David Almeida, o presidente do Concultura, Alonso Oliveira, e o titular da SEC-AM, Marcos Apolo Muniz, participam da abertura do evento. Um dos curadores do encontro é o presidente do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), Tenório Telles.

Um dos curadores do encontro é o presidente do Concultura, Tenório Telles. Foto: Marinho Ramos/Semcom

Evento

O evento tem como público-alvo universitários, professores, pesquisadores e leitores interessados na temática amazônica.

O encontro online é organizado pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

O Colóquio Amazônia/Brasil é um projeto que se fundamenta no propósito de contribuir para aproximar a região do restante do país, por meio do diálogo com artistas, escritores, pesquisadores e indígenas, representantes da cultura amazônica.

A ideia é promover a interlocução e valorização das produções culturais dos criadores e estudiosos da Amazônia, proporcionando acolhimento e o diálogo com a academia e o público em geral.

Programação completa do evento:

Manhã (23/9)

Abertura oficial às 9h

No período da manhã, a partir das 9h, participam da abertura oficial do ‘II Colóquio: Amazônia/ Brasil’:

  • Pedro Paulo Teixeira Manus (vice-reitor da PUC-SP)
  • Davi Almeida (prefeito de Manaus)
  • Sylvio Puga (reitor da Ufam)
  • Marcos Apolo Muniz (Secretário de Estado de Cultura do Amazonas)
  • Alonso Oliveira (presidente da Manauscult)
  • Angela Cavenaghi Lessa (Diretora da FAFICLA-PUC-SP)
  • Diana Navas (coordenadora do Programa de Literatura e Crítica Literária)

Apresentação artística às 9h45

Nikola Bueno

Conferência de abertura às 10h

O professor-doutor João de Jesus Paes Loureiro (UFPA) realiza palestra sobre ‘Cultura e imaginário na Amazônia’, com mediação da professora-doutora Vera Bastazin (PUC-SP).

Intervalo poético às 10h45

Dori Carvalho

Interlocução com a plateia às 10h50

Apresentação artística às 11h

Vanessa Alfaia

Mesa temática

A mesa temática sobre ‘Literatura e paisagem na Amazônia – Tema e representação’ terá como debatedor 1 o poeta Zemaria Pinto, e debatedor 2, a professora-doutora Neiza Teixeira (Editora Valer). A primeira mesa vai ter mediação da professora-doutora Beth Cardoso (PUC-SP).

Intervalo poético às 12h

Cláudio Fonseca

Interlocução com a plateia às 12h15

Intervalo almoço às 12h30

Tarde (23/9)

Apresentação artística às 14h

Grupo Musical Myrá Yá

Mesa temática às 14h10

A mesa temática sobre ‘As culturas ancestrais na Amazônia e o imaginário regional’ vai ter como debatedor 1 o professor Ademir Ramos (Ufam), e debatedor 2, a educadora Marcivana Sateré (Copime). A segunda mesa vai ter mediação da professor-mestre Tenório Telles (editor).

Intervalo poético às 15h10

Aldisio Filgueiras

Interlocução com a plateia às 15h15

Intervalo às 15h30

Apresentação artística às 15h45

Ciranda – Ricardo Mordes

Mesa Temática às 15h50

A última mesa temática será sobre ‘Entre o Edenismo e o Inferno Verde – Amazônia a última fronteira do planeta’. O debatedor 1 vai ser o senador Plínio Coelho (Amazonas), e debatedor 2, o professor-doutor Niro Higuchi (Inpa). A terceira mesa terá a mediação da professora-doutora Diana Navas (PUC-SP).

Intervalo poético às 16h50

Interlocução com a plateia às 17h

Apresentação artística às 17h15

Daniel Ribeiro

Encerramento às 17h30

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!