A 1ª edição do ‘Laboratório Artístico Cênica Corporal‘, idealizado por Francisco Rider, da Cênicas Corporais Uma, encerra o período de inscrições nesta quarta-feira, 28 de maio de 2025. O projeto vai selecionar jovens artistas das periferias de cidade para atividades que acontecem no mês de junho.
O cadastro é gratuito e pode ser feito pelo contato [email protected].
LEIA MAIS
- ‘Bienal das Amazônias’ recebe visitas gratuita até o dia 30 de maio em Manaus
- Arraiais 2025: veja a lista de festas juninas em Manaus e interior do Amazonas

SOBRE O PROJETO
O Laboratório Artístico Cênica Corporal propõe a criação, a formação, a pesquisa e a reflexão sobre a presença cênica do artista, seja bailarino, dançarino, de danças urbanas, populares ou do folclore; ou performers de outras artes, como teatro, performance, música, circo, artes visuais, entre outras.
No total, 15 candidatos vão ser selecionados após uma aula prática, no dia 30 de maio, e recebem uma bolsa incentivo no valor de R$ 850.
A lista final de contemplados vai ser divulgada no perfil do projeto no Instagram (@labcenicorporal).
O projeto, contemplado no Edital da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa; Conselho Estadual de Cultura (Conec), Fundação Nacional de Artes (Funarte), Ministério da Cultura e Governo Federal – Brasil União e Reconstrução.
SELEÇÃO
Podem se inscrever, os candidatos, maiores de 16 anos e abaixo de 32 anos, devem enviar uma carta de interesse, com o motivo para participar do projeto.
O interessado deve informar se tem ou teve acesso às artes cênicas ou dança contemporâneas, a relação com a comunidade em que vive, como se mantém economicamente com a família e a renda mensal, e uma mini bio, que não precisa experiência nas artes; além de um comprovante de residência, para compor o mapeamento de alcance do laboratório itinerante.
Todos os inscritos vão receber um comunicado, por e-mail, sobre dia, local e hora do processo seletivo prático.
ATIVIDADES
As atividades do Laboratório Artístico Cênica Corporal acontecem entre 2 e 27 de junho, de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h.
São três horas de aula, durante quatro semanas, em diferentes pontos da cidade, também para levantar possibilidades de explorar espaços.
Nos dias 28 e 29 de junho, das 16h às 17h, os jovens participam de uma mostra dos processos desenvolvidos.