Manaus, 24 de julho de 2024

Cultura

Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação Fotos: Divulgação

Profissionais da cultura no Amazonas revelam desejos para 2022

Profissionais contaram o que esperam do novo ano.

Por Sabrina Rocha

Para celebrar a chegada de 2022, o Portal Edilene Mafra reuniu desejos de artistas do Amazonas. Profissionais da música, literatura, teatro, circo, entre outras áreas, contaram o que esperam do novo ano.

Saúde, paz, renovação e retomada das atividades estão entre os desejos.

Begê Muniz

Begê Muniz é um ator, cantor, diretor e roteirista. O artista, que já participou de produções da Rede Globo, dirigiu o curta-metragem ‘Jamary’, produção que já recebeu 18 indicações para festivais e ganhou dois prêmios nacionais.

Ele desejou sucesso no campo profissional e também lembrou do lado sentimental.

“Primeiramente, desejar um Feliz Ano Novo para todos que acompanham o trabalho artístico feito no Amazonas. Eu queria dizer que espero para 2022 é que as pessoas tenham muita saúde e possam colocar seus planos profissionais e amorosos em prática, que todo mundo seja feliz esse ano”, disse Begê.

Begê Muniz. Foto: Divulgação

Israel Paulain

Israel Alexandre Muniz Paulain, natural de Parintins (AM), é bacharel em direito e artista cultural. É apresentador, ator, comunicador, intérprete, compositor e produtor musical. Há 20 anos, é apresentador oficial do Boi Garantido. Item mais festejado pela torcida do bumbá vermelho e branco, ele sucedeu o eterno Paulinho Faria.

O artista desejou bênçãos. “Muita saúde, muita paz, muita vitória, resiliência em 2022”, pediu. “Uma temporada de retomada de temporada no ano novo, que chega cheio de bênçãos divinas”, reforçou.

Israel Paulain. Foto: Divulgação

Ariane Feitoza

Ariane Feitoza é atriz e também dá vida à palhaça ‘Cafuxa’. A artista conduziu o projeto ‘Contação de História: Lendas e Mitos Amazônicos’. Ela focou os desejos em pedidos universais.

“A todos, um Feliz Ano Novo com muita saúde, muita luz e muita paz. Que venha 2022”, disse.

Ariane Feitoza como palhaça Cafuxa. Foto: Divulgação

Wilson Júnior

Wilson Júnior é bailarino, coreógrafo e fundador da Instituição Cultural Arte Sem Fronteiras. Tem em seu currículo apresentações construídas para os festivais, como Toronto Brazilfest, no Canadá, e Festival da Cultura Brasileira, na Áustria, além da participação no Festival de Dança de Joinville, Festival Folclórico de Parintins e Festival de Dança do Amazonas.

O artista desejou paz e, principalmente, muita saúde. “[Que] consigamos vencer esse vírus e retornar com as atividades com muita potência”, completou Wilson.

Wilson Júnior. Foto: Dheyson Lima/Arte Sem Fronteiras

Valderes Souza

O amazonense Valderes Souza é um artista multifacetado. Trabalha em diversos segmentos artísticos: é ator, diretor de cinema e teatro, produtor e escritor. Também dá vida ao palhaço ‘Furrekka’.

Ele voltou os pedidos para a área cultural. “Eu quero bastante manifestações culturais, que haja música, dança, teatro, orquestras, hip-hop, todo tipo de manifestação nos quatro cantos da nossa cidade [de Manaus], para que possamos dar às pessoas o ânimo da vida, através da arte. A arte anima a alma e alegra o coração”, destacou.

Valderes Souza. Foto: Arquivo Pessoal

Ygor Saunier e Karine Aguiar

Natural de Maués, Ygor Saunier é músico, baterista/percussionista e pesquisador de ritmos musicais amazônicos. Já Karine Aguiar é cantora e atua há mais de dez anos no quarteto ‘Jungle Jazz’. Também é pesquisadora e tem mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia.

Karine Aguiar. Foto: Divulgação

Para 2022, o casal desejou prosperidade. “Emprego e muita fartura, comida em todas as casas”, disse Karine.

“Se tem um sonho ou alguma meta, que não conseguiu cumprir ou realizar em 2021, que em 2022 seja o ano para realizar tudo aquilo que a gente não fez e adiou”, completou Ygor.

Ygor Saunier. Foto: Reprodução

Fernando Salignac

Natural do Rio de Janeiro, o produtor de eventos Fernando Salignac é referência em organização de concursos de beleza no Amazonas há quase 40 anos. Em 2021, o profissional organizou alguns concursos nacionais, como o Mister Eco Brasil e o Mister Black Golden Brazil.

O profissional pediu bem-estar e felicidade. “Um Feliz Ano com muita saúde, que é o mais importante, e que esse ano de 2022, seja um ano de muita alegria para todos nós”, pediu.

Fernando Salignac. Foto: Divulgação

Márcia Novo

Com quatro discos gravados, a cantora amazonense Marcia Novo tem um estilo voltado à Amazônia, passeando pelo boi-bumbá, brega e pelos ritmos de fronteira caribenha.

A manauara enfatizou o pedido por saúde e apostou que o novo ano será positivo. “Um Feliz Ano Novo para todos. Desejo saúde, paz, amor e muita, muita saúde. Sei que 2021 não foi fácil, mas a gente aprendeu muito com esse ano. E 2022 vai ser maravilhoso para todos nós”, disse.

Márcia Novo. Foto: Divulgação

Eric Max

O ator Eric Max, natural de Novo Airão (AM), já participou de duas novelas das ‘nove’ da Rede Globo: ‘Amor de Mãe’ e ‘Um lugar Ao Sol’. Em dezembro de 2021, o artista lançou o filme interativo ‘Kura Amazônica‘.

Eric desejou mais vitórias. “Um maravilhoso 2022. Que nesse ano você possa ter amor, gratidão, paz no seu coração; que você possa continuar vencendo essa batalha, porque em 2021 você venceu a batalha. E eu desejo que em 2022 você vença também”, disse.

Eric Max. Foto: Zacky Barreto

Tenório Telles

O poeta e escritor amazonense Tenório Telles preside o Conselho Municipal de Cultura (Concultura). Tenório recorreu à poesia para desejar um ano de renovação e realizações. “Que seja um ano de retomada para todos nós, um ano de muita saúde e que seja um ano de florescimento; florescimento da esperança, da retomada das nossas vidas e para celebrar a todos. Eu quero celebrar com a poesia de Carlos Drummond de Andrade, com seu belo poema ‘Receita de Ano Novo'”:

Tenório Telles. Foto: Marcely Gomes/Semcom

“Para ganhar um Ano Novo

que mereça este nome,

você, meu caro, tem de merecê-lo,

tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,

mas tente, experimente, consciente.

É dentro de você que o Ano Novo

cochila e espera desde sempre”.

Carlos Drummond de Andrade , ‘Receita de Ano Novo’

“Que esse Ano Novo adormecido dentro de todos nós possa florescer em 2022 e, que, nossas vidas sejam enriquecidas pela beleza, pela esperança e pela poesia”, finalizou o escritor amazonense.

Da esquerda para a direita: Begê Muniz, Ariane Feitoza, Márcia Novo, Karine Aguiar, Israel Paulain, Tenório Telles, Fernando Salignac, Ygor Saunier, Eric Max, Wilson Júnior e Valderes Souza. Fotos: Divulgação

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!