Pesquisadora em comunicação digital, Pollyana Ferrari vai ministrar a palestra ‘Desinformação em tempos de pandemia’, no dia 24 de novembro, a partir das 20h. A apresentação, que será em formato online, faz parte do I Simpósio de Comunicação, Cultura e Amazônia, promovido pelo Grupo de Pesquisa Trokano, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O evento está com inscrições abertas.
Pollyana é autora de livros como Jornalismo Digital, obra que é referência para estudantes e profissionais da área. Ela adianta o que será apresentado na palestra.
“A gente vai conversar um pouco sobre como cresceu o número de fakes news, de material de desinformação não só ligado à Covid-19, mas ligado também ao meio ambiente, à questão indígena, durante esses quase dois anos de distanciamento social da pandemia. Também falaremos sobre como combater esse mal tão presente no século 21”, disse.
De acordo com a pesquisadora, a indústria do ‘fake’ tornou-se muito lucrativa na pandemia.

Inscrições abertas
O I Simpósio de Comunicação, Cultura e Amazônia recebe inscrições até o dia 20 de novembro.
As inscrições podem ser feitas por meio do link: https://doity.com.br/comunicacao-cultura-e-amazonia/inscricao.
As inscrições custam R$ 20 para estudantes e R$ 40, para os demais profissionais.
O evento
Conforme a organização, o I Simpósio de Comunicação, Cultura e Amazônia será realizado em formato híbrido – presencial e online, entre os dias 22 e 26 de novembro de 2021.
Com formato totalmente adaptado por conta da pandemia, a programação do simpósio contempla conferências, mesas temáticas, minicursos/oficinas e apresentação de papers (Grupos de Trabalho).
O evento é realizado pela Faculdade de Informação e Comunicação (FIC/Ufam), Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICCEZ/Ufam Parintins) e Faculdade Boas Novas.
O simpósio também faz parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT -2021) e conta com apoio financeiro do Edital Nº 005/2021 do Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (POP C,T&I) do Governo do Estado do Amazonas via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
As conferências, mesas e palestras vão contar com a presença de pesquisadores renomados da Amazônia e de outros estados. Eles tratam de questões ligadas ao tema do evento: ‘Comunicação e Transversalidade na Pesquisa e na Inovação na Amazônia’.
Sobre Pollyana Ferrari
Pollyana Ferrari é pós doutora em comunicação pela Universidade Beira Interior (UBI) – Portugal, doutora e mestre em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo (USP).
A jornalista é professora do Departamento de Comunicação e professora do programa Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD), ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
É autora de nove livros sobre comunicação digital, entre eles, Nós: tecnoconsequências sobre o humano (2020); Como sair das bolhas (2018); Jornalismo Digital (2010), No tempo das telas (2014) e A força da mídia social (2014).
Suas pesquisas estão citadas em mais de 1.500 trabalhos acadêmicos, entre dissertações, teses e artigos acadêmicos. Outras informações sobre a pesquisadora estão em http://pollyanaferrari.com.br/sobre.