A exposição fotográfica ‘Olhares do Parque das Tribos‘ apresenta narrativas visuais de jovens indígenas de Manaus. A mostra estará em cartaz a partir do dia 1º de dezembro de 2025, no Museu da Cidade, Centro, com entrada gratuita.
‘Olhares do Parque das Tribos, reúne 20 fotografias produzidas por jovens indígenas e destaca a diversidade de 39 etnias da comunidade, até o dia 28 de dezembro de 2025, de segunda a sexta, das 9h às 16h20.
A mostra é resultado da Oficina de Fotografia com Celulares, dentro do Projeto Cultura Raiz.
LEIA MAIS
- ‘Garçom Tem Pitú’: Laércia Dantas faz show em Manaus
- Grupo Revelação a Double You: confira as opções de shows para dezembro de 2025

Participe do grupo do Portal Edilene Mafra no WhatsApp 📲
ABERTURA OFICIAL
O lançamento oficial ocorrerá no dia 10 de dezembro de 2025, às 16h, com uma roda de conversa reunindo o fotógrafo Paulo Dessana e a artista visual Duhigó Tukano.
A mediação será de Ricardo Tavares, curador da exposição e produtor do Projeto Cultura Raiz.
EXPOSIÇÃO
O acervo da exposição apresenta 20 fotografias, produzidas pelos participantes da oficina, realizada no ponto de cultura Maloca dos Povos Indígenas, no Parque das Tribos, na zona Oeste de Manaus.
A comunidade reúne 39 etnias, e a exposição destaca essa diversidade por meio de narrativas visuais.
A formação resultou em séries fotográficas e ensaios que abordam temas como biodiversidade, histórias ancestrais, modos de vida e cotidiano, fortalecendo o intercâmbio cultural e ampliando o repertório técnico dos participantes. Além de desenvolver habilidades de registro e composição, os jovens tiveram a oportunidade de expressar perspectivas próprias e valorizar suas ancestralidades.
Para Ricardo Tavares, professor da Oficina de Fotografia do Projeto Cultura Raiz, a mostra representa um marco para o território e para os jovens participantes.
“A exposição Olhares do Parque das Tribos é um momento de celebração da arte fotográfica e dos novos olhares em torno da produção cultural no Amazonas, especialmente neste território único que é o Parque das Tribos. Para os jovens, é a oportunidade de olhar sua própria comunidade por uma nova lente, unindo técnica, autoconhecimento e registro visual de sua cultura, modos de vida e legado ancestral”, afirmou.
Como parte das ações do projeto, os 20 participantes receberam celulares para dar continuidade à prática fotográfica e registrar suas vivências no território. As fotografias selecionadas para a exposição foram adquiridas pela Zagaia Amazônia, em um investimento total de R$ 5 mil, distribuído igualmente entre os jovens fotógrafos.
As obras passam a integrar a plataforma Amazônia Stock, que ampliará sua circulação e possibilitará a comercialização contínua das imagens. A plataforma destina parte da receita aos fotógrafos e ao desenvolvimento sustentável das comunidades, fortalecendo a geração de renda e a visibilidade da produção cultural indígena.
“É um orgulho ver Manaus avançar com iniciativas que unem infraestrutura, cultura e formação profissional. Esse é o caminho para transformar territórios e ampliar oportunidades para quem mais precisa”, afirma Simony Dias, gerente de Responsabilidade Social da Águas de Manaus.
PROJETO
O projeto Cultura Raiz: Olhares do Parque das Tribos é incentivado pela Lei Rouanet e pelo Ministério da Cultura, com patrocínio do Instituto AEGEA e da Águas de Manaus.
A exposição conta com apoio da Manauscult e da Prefeitura de Manaus, e é realizada pela Associação Zagaia Amazônia em parceria com o projeto Amazônia Stock.
SOBRE A ASSOCIÇÃO ZAGAIA AMAZÔNIA
A Associação Amazônia é formada por uma equipe multidisciplinar atuante no mercado de impacto e economia criativa há mais de 15 anos, com atuação em diversos estados brasileiros, como Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Roraima, além de Portugal e Suíça.
Ao longo desses anos, consolidou parcerias com universidades e instituições nacionais e internacionais, como Anderson School of Management – Universidade do Novo México, BrazilFoundation e Museu de Aveiro em Portugal.