Oficinas de teatro de bonecos mobilizam crianças e jovens da Zona Leste e da Área Rural de Manaus. As atividades serão realizadas em escolas municipais e estaduais nos dias 23 de fevereiro a 5 de março 2026. Confira a programação.
A atividade formativa é realizada pela produtora cultural Anne Oliveira, em parceria com a Associação ArtBrasil, que envolverá crianças e jovens, contará com etapas que vão desde a confecção dos bonecos até a montagem de espetáculos.
O projeto ‘Núcleo de Popularização e Desenvolvimento do Teatro de Formas Animadas’ é contemplado no Edital nº 07/2024 de Fomento à Execução de Ações Culturais de Teatro, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc.
LEIA MAIS
- ‘Carnaboi 2026’ terá mais de 40 atrações no Sambódromo em Manaus
- Lili Andrade celebra 65 anos de amor à música no Teatro Amazonas

Participe do grupo do Portal Edilene Mafra no WhatsApp 📲
OFICINEIROS
As oficinas serão ministradas pelo artista Roberto Carlos Junior, com o apoio da artista Ana Cláudia Motta, ambos bonequeiros com vasta experiência na linguagem do teatro de bonecos.
Na ocasião, os participantes terão a oportunidade de aprender sobre diversos aspectos que envolvem o teatro de bonecos — texto e roteiro, tipos de bonecos, materiais, confecção, técnicas de manipulação, adereços, cenário e construção cênica — com acesso gratuito à comunidade.
Para a idealizadora do projeto, Anne Oliveira, o principal objetivo da iniciativa é fortalecer o desenvolvimento do teatro, criando ferramentas que contribuam para o fomento e a popularização da arte e de suas linguagens.
“Particularmente, nossa proposta é fomentar a produção de espetáculos de bonecos, estimulando a criação, dentro dessas comunidades, de grupos de Teatro de Formas Animadas, democratizando o acesso à arte e popularizando o teatro como forma de expressão artística e política, sendo também uma ferramenta de reflexão”, destacou Anne.

FORMAÇÃO
Durante as oficinas, os participantes serão orientados na construção coletiva de textos que abordem problemas inerentes às comunidades, temas sociais relevantes e discussões que promovam reflexão e análise da realidade que nos cerca, sempre considerando e respeitando as faixas etárias envolvidas.
A proposta é demonstrar que o Teatro de Bonecos pode suscitar debates relevantes e contribuir para a formação crítica dos participantes.
OFICINAS
As oficinas ocorrerão em duas escolas da Zona Leste e em duas escolas da Zona Rural de Manaus (uma ribeirinha e outra rodoviária) e contemplando as seguintes unidades de ensino:
23 a 27 de fevereiro
- EETI Cacilda Braule Pinto (Zona leste pela manhã);
- Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Maria Arminda Guimarães de Andrade (Zona leste pela tarde)
2 a 5 de março
- Escola Municipal Santa Luzia (Zona Rural ribeirinha do bairro Puraquequara, pela manhã) –
- Escola Municipal Ester (zona rural rodoviária de Manaus, no km 08 da BR-174).
FICHA TÉCNICA
- Produção e Coordenação Geral – Anne Oliveira
- Oficineiro – Roberto Carlos Junior
- Oficineira de Apoio – Ana Cláudia Motta
- Assessoria de Comunicação – Mônica Figueiredo
- Designer Gráfico – William Hendz
- Social Media – Carla Aloyá
- Vídeo – Williams Ferry
- Fotografia – Bruno Lopes
- Assessoria em Acessibilidade – Ana Cláudia Motta