Manaus, 18 de julho de 2026

Cultura

Foto: Thelson Souza/Manauscult
Foto: Thelson Souza/Manauscult Foto: Thelson Souza/Manauscult

Museu da Cidade de Manaus abre temporada cultural 2026 com exposição ‘Les Gens du Nord’

Visitação tem entrada gratuita, e ocorre das 9h às 17h.

Da Redação

O Museu da Cidade de Manaus abre temporada cultural 2026 com exposição ‘Les Gens du Nord’, do renomado fotógrafo internacional Jacques Menassa, nesta segunda-feira, 5 de janeiro. A visitação tem entrada gratuita, e ocorre das 9h às 17h.

LEIA MAIS

Foto: Thelson Souza/Manauscult

Participe do grupo do Portal Edilene Mafra no WhatsApp 📲

SOBRE A MOSTRA

A mostra marca o retorno do artista à capital amazonense e reúne uma coleção impactante de fotografias em preto e branco que retratam a alma da Amazônia a partir de uma estética sensível, profunda e humanista.

Por meio de um domínio técnico refinado da luz e da sombra, Menassa transforma cenas do cotidiano em poesia visual, transitando entre as texturas da floresta, os traços urbanos e, principalmente, a força humana do povo nortista.

Identidade cultural

O eixo central da exposição é o povo da região. Em cada imagem, Jacques Menassa constrói um retrato respeitoso da identidade local, revelando a resistência, a alegria e a dignidade de quem carrega a Amazônia no olhar e na história. O trabalho propõe não apenas um registro visual, mas uma reflexão sobre pertencimento, memória e identidade cultural.

De acordo com o texto curatorial, “Jacques não apenas registra momentos; ele imortaliza a identidade de um povo, traduzindo em contrastes o que há de mais autêntico no nosso cenário regional”.

Foto: Jacques Menassa

A exposição se destaca pela forte estética em preto e branco, na qual o uso preciso da luz e da sombra revela a essência da terra e de sua gente, pelo olhar profundamente humanista que valoriza a dignidade e o cotidiano do povo do Norte.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!