Manaus, 20 de setembro de 2021

Cultura

Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação Fotos: Divulgação

Mostra de Arte Indígena integra programação do aniversário de Manaus

Segundo o Concultura, a mostra reúne variados estilos de arte.

Da redação

A Prefeitura de Manaus realiza o lançamento da I Mostra de Arte Indígena de Manaus – Meu Povo, nesta quarta-feira (15/9). O evento faz parte da programação de homenagens do aniversário de Manaus, comemorado no dia 24 de outubro.

O evento de lançamento ocorrerá no Palácio Rio Branco, Avenida Sete de Setembro, s/nº, Praça Dom Pedro II, Centro Histórico de Manaus. Na ocasião, será realizada uma ‘mini vernissage’ (evento cultural) com obras de artistas indígenas.

A mostra é uma realização do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), que conta com o apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

Artista Jaime Diákara. Fotos: Divulgação

De acordo com a prefeitura, é a primeira vez, em 352 anos de existência, que a capital amazonense vai ter uma mostra genuinamente indígena com a participação de oito artistas e do centro indígena Bahserikowi, com objetos dos povos tukano, dessana e tuyukas do Alto Rio Negro.

Além de artistas de Manaus, a prefeitura convidou para o evento uma artista do povo warau, da Venezuela, e outro de uma aldeia de Autazes.

Um dos artistas que terá obras na exposição é Jaime Diákara, da etnia Dessana (Alto Rio Negro). O indígena, que é doutorando em Antropologia Social pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), retrata os mitos e lendas de seu povo.

O Portal Edilene Mafra recebeu fotos exclusivas do trabalho de Diákara.

Jaime Diákara é da etnia Dessana (Alto Rio Negro). Foto: Divulgação

O que encontrar na mostra

Segundo o Concultura, a mostra reúne variados estilos de arte. São quadros que retratam os grafismos ritualísticos e antropológicos.Também há arte urbana das novas gerações que vivem na capital, esculturas e objetos que retratam as várias culturas presentes na cidade, como: mura, kokama, dessana, tukano, tuyuka e warau.

A criatividade indígena como arte é expressada na pintura corporal, nas cerâmicas, plumagens, nos artefatos, nas cestarias e nas máscaras com representações de suas cosmografias.

A mostra receberá visitas de 22 de setembro a 25 de outubro, com agendamento pelo site do Concultura.

do o Concultura, a mostra reúne variados estilos de arte. Foto: Divulgação

COMPARTILHE