O artista Eduardo Kobra doou duas de suas obras para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto Butantan. As telas homenageiam os cientistas brasileiros e lembram os 120 anos das duas instituições, responsáveis pela produção de vacinas no Brasil. Segundo Kobra, as artes trazem a mensagem de que “na vacina está nossa esperança”.
De acordo com o artista, as telas foram produzidas em 2020, ainda no início da pandemia de Covid-19, no Brasil. À época, Kobra criou os quadros pensando na produção de uma vacina.
“Agora, começando 2021, passei a pensar qual destino poderia dar a essas peças. Eu resolvi homenagear todos os cientistas brasileiros e duas grandes entidades que estão lutando dia e noite em prol da vida. Meus parabéns para todos os cientistas brasileiros, e também para essas duas grandes instituições”, disse Kobra, em suas redes sociais.
Além de homenagear os cientistas brasileiros, Kobra escolheu as duas instituições responsáveis pela produção de vacinas no Brasil, pela passagem de seus aniversários.
“As duas instituições responsáveis pela produção nacional completam 120 anos de história, justamente em meio a esse momento difícil de pandemia: a Fiocruz celebrou a data o aniversário em maio do ano passado e o Instituto Butantan comemora no dia 23 de fevereiro deste ano”, escreveu.
A Fiocruz também fez uma publicação sobre o presente que recebeu do artista. Segundo a instituição, o Serviço de Museologia do Museu da Vida foi o responsável por receber a obra.