Manaus, 21 de junho de 2024

Cultura

Foto: Marcio James/SEC-AM
Foto: Marcio James/SEC-AM Foto: Marcio James/SEC-AM

Galeria de arte a céu aberto tem esculturas gigantes em Parintins, no AM; veja fotos

Obras foram criadas por artistas parintinenses.

Da Redação

Parintins, no Amazonas, conta com uma galeria de arte a céu aberto, na estrada do aeroporto Júlio Belém. As esculturas gigantes fazem parte de uma exposição criada por artistas parintinenses.

A galeria a céu aberto foi inaugurada em 2022, para integrar os atrativos do Festival de Parintins. O circuito possui mais de 2 mil metros quadrados disponível pelas ruas de Parintins.

As obras levam a assinatura de diferentes artistas parintinenses, entre eles, Jair Mendes, Iran Martins, Evanil Maciel, Glacivan Silva e José Trindade.

O projeto ‘Excultura’ inclui as obras ‘Aranha’, ‘Iguana’, ‘Cobra Grande’ e ‘Postergar’.

A galeria a céu aberto recebeu recursos da Lei Aldir Blanc – Programa Cultura Criativa 2020 – Prêmio Feliciano Lana, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC-AM), e contou com o apoio da SEC-AM e da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC).

Foto: Marcio James/SEC-AM

VISITAS

Na quarta-feira, 15 de março de 2023, alunos de desenho do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro, em Parintins, visitaram as obras de arte.

O artista visual Josinaldo Matos, que é professor do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, afirmou que a atividade deve contribuir para a formação dos alunos.

Foto: Marcio James/SEC-AM

“Hoje nós temos a possibilidade de pegar o ônibus e levar esses alunos para fazer um tour cultural. Conhecer as esculturas, as pinturas, os grafites, a variedade artística que está sendo produzida e proporcionada para a comunidade parintinense e, principalmente, para quem está estudando arte”, disse o professor.

Na visita, estudantes de desenho observaram materiais e técnicas utilizados pelos artistas. “Da mesma forma que eles [artistas] fazem esse tipo de arte, nós também podemos fazer, adquirindo mais conhecimento para nós, que estamos só iniciando”, afirmou Lucas Natividade Tavares, aluno do curso de Desenho 1.

Foto: Marcio James/SEC-AM

COMPARTILHE