Manaus, 25 de julho de 2024

Cultura

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Atração internacional marca estreia do Festival Lona Aberta, realizado pelo AM

Festival começa nesta terça (20/4) e segue até domingo (25/4).

Com informações da assessoria

O Festival de Circo Lona Aberta, que começa nesta terça-feira (20/4), contará com um número internacional em sua estreia: o espetáculo ‘Tomate puro Tomate’, apresentado pelo argentino Palhaço Tomate, de Victor Avalos, a partir das 19h. A programação do evento, que é realizado pelo Amazonas, se concentra no canal da Cacompanhia de Artes Cênicas no YouTube (https://bit.ly/3a52dVE).

A programação do Lona Aberta segue até domingo (25/4). O festival conta com oficinas, videoaulas, talk show, fórum e espetáculos.

Em sua primeira edição, o Lona Aberta terá cinco noites temáticas, com um grupo convidado de cada eixo. Além disso, o festival terá atrações como a companhia Nós no Bambu, de Brasília; a cineasta e palhaça Mariana Gabriel, neta da primeira palhaça negra do Brasil; a Cia. Fundo Mundo, formada exclusivamente por pessoas transgêneras, travestis e não-binárias; o Circo di SóLadies, formado por palhaças que pesquisam a linguagem cômica na cena teatral; e a artista Jayne Kira, que realiza um trabalho com tecido acrobático em Manaus.

O projeto foi contemplado no edital Prêmio Feliciano Lana, que faz parte das ações emergenciais da Lei nº 14.017/2020, conhecida como Lei Aldir Blanc. No Amazonas, a lei é operacionalizada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

Palhaço Tomate. Foto: Divulgação

Espetáculo de abertura

Com o uso de balões, Tomate cria instrumentos, personagens e dispositivos para falar de tipos sociais e cenas comuns do cotidiano. Victor Avalos, criador do Palhaço, destaca que a proposta é criar uma reflexão por meio de suas apresentações.

“Acredito que a função da arte e, principalmente do humor e da comédia, não é dar respostas, mas, ao contrário, colocar questões, dúvidas e questionar aquilo que é dado como certo”, afirma Avalos.

Esta será a primeira vez que o Palhaço Tomate irá interagir com o público de um festival de circo da Região Norte do Brasil.

“Para mim, é muito importante participar de um festival criado no Amazonas, pois estou sempre em busca de novos lugares para compartilhar minha arte. Como comediante internacional, já me apresentei em 26 países e será uma verdadeira honra para mim, pela primeira vez, fazer parte do Lona Aberta”, comenta o intérprete de Tomate.

Na quarta-feira (21/4), o artista também ministrará a oficina ‘Palhaço Latinoamericano’, sobre a construção do personagem e técnicas do riso.

Estreia do festival

O primeiro dia de programação do Festival Lona Aberta também contará com a apresentação da modalidade ‘Noite de Variedades’ e com ‘Caconversa -Talk Show’, com apresentação do Palhaço Caco e convidados, sendo um ponto de encontro entre artistas e público em geral, para celebrar e promover um intercâmbio.

De acordo com Jean Palladino, idealizador do Lona Aberta, unir artistas de diferentes lugares proporciona uma troca de conhecimentos, mesclando também a participação de artistas do Norte do país.

“Queremos difundir o circo, colaborar com a visibilidade que essa arte vem ganhando, para que o Amazonas possa estar no corredor de festivais de circo no País e que os artistas daqui possam escoar a produção e promover um intercâmbio com outros profissionais”, destaca o coordenador.

Confira a programação completa do festival:

Dia 20/4

19h – Abertura: Espetáculo ‘Tomate puro Tomate’

20h – Apresentação da modalidade ‘Noite Variedades’

22h – Caconversas Talk show

Dia 21/4

9h- Oficina de Palhaçaria com ‘Tomate’

18h- Videoaula : Malabares com Teffy Rojas

19h- Apresentação ‘Sui Generis’ – Companhia Fundo Mundo

20h- Apresentações da modalidade ‘Noite LGBTQIA+’

22h- Caconversas Talk show

Dia 22/4

9h – Oficina Circense para artistas LGBTQIA+

18h- Videoaula : Confecção de material circense

19h – Exibição do documentário ‘Minha avó era palhaço’

20h- Apresentações da modalidade ‘Mostra Xamego de Comicidade Preta

22 – Caconversas Talk show

Dia 23/4

9h – Oficina de Comicidade Preta – Vanessa Rosa

18h- Videoaula : Parada de Mão, com José Arenas

19h- Espetáculo ‘Estupendo Circo di Soladies’

20h- Apresentações da modalidade ‘Noite das Mulheres’

22h- Caconversas Talk show

Dia 24/4

9h – Oficina de palhaçaria feminina

18h- Videoaula : Mágica para iniciantes, com Rafael Hounssel

19h- Espetáculo ‘Nós no Bambu’

20h- Apresentações da modalidade ‘Noite de sobrevoos e quedas’

22h- Caconversas Talk show

Dia 25/4

9h – Lab Bambu – Jogo das formas e dramaturgia

16h- Fórum Virtual ‘Meu Norte é o Circo’

19h- Videoaula: Maquiagem Circense

19h- Mostra Virtual

22h- Caconversas Talk show

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!