Manaus, 12 de julho de 2024

Cultura

Foto: Marcio James/SEC-AM
Foto: Marcio James/SEC-AM Foto: Marcio James/SEC-AM

Exposição de bonecos japoneses recebe visitação até este sábado, em Manaus

Mostra está em cartaz no Palácio da Justiça, das 9h às 17h.

Com informações da assessoria

A exposição ‘Ningyō: Arte e Beleza dos Bonecos Japoneses’ recebe visitação até este sábado, 25 de março de 20223, em Manaus. A entrada é gratuita.

A mostra está em cartaz no Centro Cultural Palácio da Justiça (CCPJ), localizado na Avenida Eduardo Ribeiro, Centro. A visitação ocorre das 9h às 17h.

A exposição foi inaugurada no dia 1º de março de 2023, e é fruto de uma parceria a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e o Consulado Geral do Japão em Manaus.

Foto: Marcio James/SEC-AM

EXPOSIÇÃO

A exposição apresenta os diferentes aspectos dos bonecos japoneses, uma parte indispensável da cultura do Japão há mais de 200 anos. Para isso, a mostra é dividida em quatro seções que representam os principais usos dos bonecos pelos japoneses:

  • ‘Ningyō como forma de oração pelo crescimento das crianças’
  • ‘Ningyō como obra de arte’
  • ‘Ningyō como arte folclórica’ e
  • ‘Disseminação da cultura Ningyō’.

A mostra passou pelo Chile antes de chegar ao Brasil. Em território nacional, os bonecos já foram expostos em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba.

De Manaus, a exposição volta a São Paulo, de onde segue para Roma, na Itália.

O cônsul-geral do Japão em Manaus, Masahiro Ogino, ressaltou que o Governo do Amazonas sempre apoia as atividades culturais do consulado. “É um importante parceiro do Japão. Sem sua valiosa colaboração, não poderíamos realizar este evento. O formidável Estado do Amazonas e a encantada cidade de Manaus têm relações muito estreitas com o Japão”, ressaltou.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!