Manaus, 15 de outubro de 2024

Cultura

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Centro de Medicina Indígena oferece oficinas de artesanato e grafismo em Manaus

As inscrições ocorrem até a sexta-feira, 13 de setembro de 2024.

Com informações da assessoria

O Centro de Medicina Indígena oferece oficinas de artesanato e grafismo em Manaus. As aulas serão realizadas ao sábados, de 9h às 12h. As inscrições são gratuitas.

O projeto ‘Reconstruindo Teias: Arte e tecnologias de cuidado da mulher indígena’ tem o objetivo de promover e resgatar o conhecimento ancestral indígena, especialmente voltado para a saúde e bem-estar das mulheres.

A proposta traz oficinas de artesanato e grafismo dos povos Dessana e Tukano que entrelaçam os temas com a saúde feminina, ancestralidade e costumes indígenas.

LEIA TAMBÉM

‘Semana do Cinema 2024’ tem ingressos a R$ 12 em salas de Manaus; confira

Foto: Divulgação

INSCRIÇÃO

A atividade é voltada principalmente para mulheres indígenas, mas é aberta a todos os interessados.

Serão disponibilizadas 20 vagas, com inscrições até o dia 13 de setembro de 2024, que deverão ser feitas pelo link (https://forms.gle/9Ch9PRqbtmsTyfXw9).

A seleção dos participantes ocorrerá no dia 16 de setembro de 2024.

DIAS DAS OFICINAS

As oficinas serão realizadas Centro de Medicina Indígena Bahserikowi (CMI), localizado na Rua Bernardo Ramos, Centro de Manaus, de 9h às 12h, em quatro sábados consecutivos:

  • 21 e 28 de setembro – Artesanato
  • 5 e 12 de outubro – Grafismo

Em todos os encontros, haverá interpretação em Libras.

SOBRE AS OFICINAS

ARTESANATO

Nas primeiras duas aulas, o foco será o artesanato Dessana, com os participantes aprendendo a produzir colares, brincos e anéis.

Além da prática manual, as instrutoras discutirão sobre práticas de proteção e cura tradicionalmente voltadas para as mulheres, um saber passado de geração em geração.

GRAFISMO

As últimas duas aulas abordarão o grafismo, técnica de pintura corporal com raízes ancestrais dos povos originários.

SOBRE O PROJETO

Além das oficinas, o projeto ‘Reconstruindo Teias’ incluirá a produção de uma série documental com quatro episódios.

Os vídeos registrarão as aulas, capturando momentos de ensinamento e troca entre os participantes e as instrutoras, com destaque para as falas do Kumu (figura do pajé para o não indígena) e das instrutoras.

A série será legendada e divulgada nas redes sociais do Centro de Medicina Indígena, buscando democratizar o acesso ao conhecimento indígena.

Além disso, o material audiovisual servirá como um registro histórico é uma ferramenta educativa para as futuras gerações, perpetuando os conhecimentos dos povos Dessana e Tukano.

RODA DE CONVERSA

Após a realização do projeto, como contribuição à sociedade, será realizada uma roda de conversa, também com interpretação em Libras, gratuita e aberta ao público geral com o tema ‘Arte e tecnologias de cuidado da mulher indígena’.

O evento ocorrerá no dia 19 de outubro, no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O objetivo é facilitar o acesso, principalmente para mulheres indígenas.

A roda de conversa será mediada por Carla e Madalena Tuyuca, que debaterão sobre os saberes ancestrais e modernos que as mulheres indígenas e não-indígenas podem usar para melhorar sua qualidade de vida e longevidade.

O projeto é fruto de uma construção coletiva entre o Centro de Medicina Indígena Bahserikowi, Pedra de Fogo Produções e Instituto de Pesquisa Tabihuni, contemplado Edital N° 03/2023, da Lei Paulo Gustavo – Chamamento público para os Povos Indígenas.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!