Manaus, 20 de maio de 2022

Cultura

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

‘Carrossel da Saudade’ se torna Patrimônio Cultural e Imaterial do Amazonas

Projeto de Lei do deputado Tony Medeiro foi aprovado pela Aleam.

Com informações da assessoria

O programa ‘Carrossel da Saudade’ se tornou Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado, após aprovação de projeto de lei na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). A proposta do deputado Tony Medeiros (PL) foi aprovada na quarta-feira (11/5).

De acordo com o deputado um programa com mais de 40 anos de existência precisa ser valorizado e referenciado por toda a sociedade. “O Carrossel sempre foi um espaço para os artistas locais. Eu mesmo já cantei lá. Por isso, agradeço aos meus colegas deputados que aprovaram esse projeto que se transforma numa verdadeira homenagem a todos os profissionais envolvidos no programa durante todo esse tempo”, disse Tony.

Criado há 42 anos, o programa sempre reviveu os momentos da Música Popular Brasileira. Seu objetivo original no final dos anos 70 foi o de resgatar as modinhas que faziam sucesso nas rádios, interpretadas por cantores locais.

Ao longo dos anos, o ‘Carrossel da Saudade’ foi se adaptando a um contexto mais atualizado sem perder a sua identidade musical. “Esse é um dos programas mais tradicionais da televisão brasileira e com certeza faz parte da riqueza cultural do nosso Estado. Merece todas as homenagens”, completou Tony Medeiros.

Programa ‘Carrossel da Saudade’. Foto: Divulgação

‘Carrossel da Saudade’

Segundo informações da TV Encontro das Águas, o progama já contou com a participação de artistas consagrados como Nelson Gonçalves, Altemar Dutra, Vanusa e Sidney Magal.

Por diversas vezes o ‘Carrossel da Saudade’ foi apresentado de forma itinerante. Durante esse período o programa percorreu diversos pontos turísticos e sociais de Manaus.

“Em qualquer lugar que fosse apresentado, o Carrossel sempre foi um ponto de encontro das pessoas que gostavam de dançar ao som de um bolero ou da música popular”, lembrou o parlamentar.

Ao destacar a aprovação do PL, o deputado Tony Medeiros fez questão de ressaltar que o Carrossel da Saudade sempre foi um espaço aberto para novos talentos. “Essa outra característica do programa mostra o lado da renovação. E isso conta muito na duração do programa. Sabemos que a pandemia está acabando e que o Carrossel da Saudade deve retornar para a alegria dos artistas e principalmente do público”, concluiu o deputado.

COMPARTILHE