Manaus, 19 de julho de 2024

Cultura

Foto: Mauro Pereira/CMM
Foto: Mauro Pereira/CMM Foto: Mauro Pereira/CMM

Bosquinho Poeta é candidato ao Conselho Municipal de Cultura

Eleição ocorre no dia 20 de fevereiro, na sede do Concultura, em Manaus.

Com informações da assessoria

João Bosco Rocha, conhecido por Bosquinho Poeta é candidato ao Conselho Municipal de Cultura como representante no seguimento artístico de Literatura.

A eleição ocorre no dia 20 de fevereiro de 2024, na sede do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), situado na Avenida 7 de Setembro, nº 240, Centro de Manaus.

Foto: Mauro Pereira/CMM

BOSQUINHO POETA

Autor de três livros, Bosquinho possui atuação no segmento literário em Manaus, sendo membro-fundador da Academia de Literatura, Arte e Cultura da Amazônia (Alaca), da Academia de Letras, Ciências e Culturas da Amazônia (Alcama), da Associação Brasileira de Escritores e Poetas Pan-Amazônicos (Abeppa).

Também é membro da Academia Amazonense Maçônica de Letras (AAML), da Academia de Letras do Brasil (ALB), da Associação dos Escritores do Amazonas (Asseam) e da Academia Intercontinental Sênior de Literatura e Arte (Aisla).

O poeta também coleciona alguns prêmios e reconhecimentos, dentre eles o Título de Doutor Honoris Causa em Literatura, concedido pela Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes e Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Medalha Ruy Araújo. –

Recebeu homenagens de grande relevância, na Câmara Municipal de Manaus – pelo Dia do Escritor, e na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), quando recebeu a Medalha Templária Milenar em reconhecimento à sua dedicação à literatura.

No ano de 2023, a história de vida de Bosquinho Poeta foi contada na passarela do samba por integrantes do Grêmio Recreativo Escola de Samba Dragões do Império, que sagrou-se campeão do grupo de acesso A do Carnaval, com o enredo ‘A Estrela de um sonhador hoje reina na Dragões do Império’.

FILANTROPIA E SOLIDARIEDADE

Grau 33 na Ordem Maçônica, Bosquinho Poeta, atualmente, ocupa o cargo de Grande Secretário de Esportes e Eventos da Grande Loja Maçônica do Amazonas (GLOMAM), na gestão do Sereníssimo Grão-Mestre Marcelo Barbosa Peixoto e Eminente Grão-Mestre Ad Vitam Tufi Salim Jorge Filho.

Na Maçonaria, os projetos sociais são permanentes. Um dos momentos especiais na trajetória de Bosquinho Poeta na Ordem foi a contribuição ativa na Ação GLOMAM Covid, quando 145 toneladas de alimentos foram doados a famílias em situação de vulnerabilidade.

PROJETOA DE RELEVÂNCIA

Música e poesia andam de mãos dadas e, atualmente, Bosquinho Poeta é um dos integrantes do Recital Poético A Voz da Poesia, apresentado mensalmente na Casa Som Amazônia.

O projeto, que revelou-se um grande sucesso e agradou aos espectadores, promete uma grande apresentação no palco do Teatro Icbeu, ainda no primeiro semestre deste ano.

Em 2023, o poeta também apresentou o Momento da Poesia, na Rádio Difusora. Veiculado nas manhãs de domingo, o quadro tinha por objetivo levar poesia aos ouvintes do tradicional programa Jornal da Manhã.

Compositor tetracampeão de sambas-enredos no Grêmio Recreativo Escola de Samba Reino Unido da Liberdade, Bosquinho Poeta demonstra em sua jornada a intensidade de sua paixão pelo universo da poesia e o comprometimento com a Cultura do grandioso Estado do Amazonas.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!