Manaus, 19 de abril de 2024

Cultura

Foto: Justino Guimarães/Divulgação
Foto: Justino Guimarães/Divulgação Foto: Justino Guimarães/Divulgação

Artistas criam obra ‘Mural da Fé’ em homenagem à Padroeira de Parintins

A obra será inaugurada nesta quinta (15/7), no Centro da cidade.

Da redação

Artistas dos bois Caprichoso e Garantido criaram o ‘Mural da Fé’, em homenagem à Nossa Senhora do Carmo, Padroeira de Parintins. A obra será inaugurada nesta quinta-feira (15/7), às 19h, na Rua Rio Branco, Centro de Parintins, no Amazonas.

Ao todo, 25 pessoas estiveram envolvidas no projeto, coordenado pelo artista plástico Glemberg Castro. A maioria desses trabalhadores atua no Festival de Parintins nos carnavais de vários lugares do Brasil.

Obra ‘Mural da Fé’. Foto: Justino Guimarães/Divulgação

Durante mais de 15 dias, os artistas se concentraram sob sol e chuva na confecção dos quadros artísticos feitos no muro do Colégio Nossa Senhora do Carmo. O Mural da Fé é confeccionado na Rua Gomes de Castro como forma de ornamentar a via por onde passa a procissão da Padroeira de Parintins. Em virtude da pandemia da Covid-19, neste ano, o evento ocorrerá em formato de carreata).

Populares de vários bairros da Ilha contribuíram com doação de material, como tinta, flores, fogos de artifícios e até com alimentos.

Obra será inaugurada nesta quinta. Foto: Justino Guimarães/Divulgação

O artista Glemberg Castro e o promoter Erick Sinderval farão a inauguração do mural por meio de live e sistema drive-in. “Nossas obras acompanham sempre o tema e o lema da festa da nossa padroeira”, explicou Castro, que segue a temática: ‘Maria, esposa de José, Mãe e auxílio dos Cristãos’, e o lema ‘Salve, guardião do redentor! Mostrai-vos Pai também para nós’.

Trabalhadores dos dois bumbás produziram a obra. Foto: Justino Guimarães/Divulgação

O artista destacou que a obra recebeu tonalidades que representam a padroeira, a fé e o luto. “As tonalidades amarela e rosa simbolizam as flores do carmelo e as tonalidades preta e cinza simbolizam o luto de muitas pessoas que perderam seus familiares, entes queridos durante a pandemia. A fé vem traduzida no sorriso de todas as figuras que estão nas paredes como indígenas, médicos, anjos e seres de luz que nos iluminam”, concluiu.

A obra recebeu tonalidades que representam a padroeira, a fé e o luto. Foto: Justino Guimarães/Divulgação

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!