As 76 mil doses de vacinas que tinham sido enviadas por engano, pelo Ministério da Saúde, ao Estado do Amapá já estão no Amazonas. Na madrugada desta quinta-feira (25/02), o governador Wilson Lima acompanhou a chegada do lote.
As vacinas contra a Covid-19 são do tipo AstraZeneca/Oxford, e foram enviadas pelo Ministério da Saúde (MS), ao Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, na Zona Oeste de Manaus, depois de terem ido parar no Amapá.
Com as 2 mil doses recebidas na manhã de quarta-feira (24/2), o Amazonas dispõe de 78 mil unidades destinadas para o grupo prioritário entre 60 e 69 anos de idade.
“Nós temos pressa em vacinar a nossa população, e ainda na madrugada de hoje os nossos colaboradores da Fundação de Vigilância em Saúde irão fazer a divisão para os municípios, entregando logo cedo para Manaus e também para os municípios do interior, para que a gente possa colocar em ação aquele nosso programa de aceleração de vacinação, uma vez que tanto as Forças Armadas quanto voluntários vacinadores estão preparados para iniciar esse trabalho”, disse o governador do Amazonas.
De acordo com o Governo do Amazonas, as 76 mil doses foram transportadas para a área de armazenamento da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM). O Estado afirmou que o Amazonas deve receber, ainda nesta semana, outras 42 mil vacinas do tipo CoronaVac, do Instituto Butantan, somando 120 mil imunizantes. Desse total, 86.667 doses serão aplicadas em pessoas de 60 a 69 anos, seguindo a definição do Fundo Estratégico.
Balanço
Segundo o governo estadual, em todo o Amazonas, já foram aplicadas 259.439 doses de vacina até esta quarta-feira (24/2), sendo 225.662 de primeira dose e 33.777 de segunda dose. Os números fazem parte dos dados parciais do Programa Nacional de Imunização, da FVS-AM (PNI/FVS-AM).